Fragmentos de óleo chegam à Praia do Surf, em Conceição da Barra

As amostras foram recolhidas pela Marinha do Brasil e seguiram para análise. Fotos: Secom/PMCB.

No final da tarde desse domingo (10), foram coletados pequenos fragmentos de óleo na Praia do Surf, Sede de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo. A Marinha do Brasil foi notificada através do Gabinete de Gestão de Crise, recolheu os resíduos e os encaminhou para análise. Ao todo foram coletados aproximadamente 600 gramas da substância que tem características semelhantes à que foi encontrada nos estados nordestinos.

A ação das autoridades foi uma resposta rápida às notícias divulgadas nas redes sociais sobre a presença de óleo, supostamente vindo do nordeste, no litoral de Conceição da Barra. Tão logo teve conhecimento das informações, o Gabinete de Gestão de Crise adotou providências de enviar ao local equipe treinada para realizar limpeza das praias.

Cumprindo o Plano de Ação Emergencial para Contingência de Resíduos Derivados de Petróleo, o registro da substância no município deu início à operação do Plano de Acionamento das Equipes de servidores públicos devidamente treinados e munidos com equipamentos de proteção individual para realizar a limpeza das praias.

“Nosso planejamento está dando certo, as estratégias, ações e metodologia de trabalho adotados pelo Gabinete de Gestão de Crise vem funcionando conforme planejado sendo possível uma resposta rápida de contingência”, informou o Secretário Municipal de Meio ambiente, André Tebaldi. “Em menos de 30 minutos nossa equipe já se encontrava realizando limpeza e monitorando as praias de Conceição da Barra”, completou.

As praias tiveram que ficar temporariamente interditadas, sendo liberadas em seguida. “A interdição foi apenas pelo período necessário para realizar limpeza, evitando-se assim aglomeração de curiosos sem equipamentos de proteção individual”, esclareceu Tebaldi.

Na manhã desta segunda-feira (11) uma equipe de monitoramento já está percorrendo todas as praias para verificar eventual existência de novos fragmentos. As pessoas que registrarem a presença da substância não devem tocá-la sem a devida proteção. O resíduo é tóxico e pode provocar ardência na pele, dor de cabeça, náusea, dificuldades na respiração e outros sintomas.

Qualquer informação sobre a constatação de óleo nas praias do município devem ser imediatamente repassadas à Marinha do Brasil, pelo telefone 185.

Por Flávia Pedretti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *