Festival Cena Nordeste promove intercâmbio artístico-cultural no Pelourinho nos dia 6 e 7

Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024, o Pelourinho, em Salvador, receberá a última etapa do Festival Cena Nordeste, uma iniciativa que celebra a rica produção artística dos nove estados nordestinos. A programação gratuita contará com apresentações musicais, espetáculos de dança, capoeira e intervenções culturais, destacando a importância da cultura nordestina e sua contribuição para a identidade brasileira. O Festival Cena Nordeste é uma ação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), em parceria com os governos dos nove estados da região. A etapa Bahia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, e integra a programação do Amô Pelo Pelô. Salvador, receberá a última etapa do Festival Cena Nordeste, uma iniciativa que celebra a rica produção artística dos nove estados nordestinos. A programação gratuita contará com apresentações musicais, espetáculos de dança, capoeira e intervenções culturais, destacando a importância da cultura nordestina e sua contribuição para a identidade brasileira. O Festival Cena Nordeste é uma ação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), em parceria com os governos dos nove estados da região. A etapa Bahia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, e integra a programação do Amô Pelo Pelô.

O Festival Cena Nordeste foi criado com o objetivo de valorizar e dar visibilidade à diversidade artística da região, que historicamente tem desempenhado um papel fundamental na construção da identidade cultural do Brasil. O festival busca promover a circulação de obras, fortalecer o setor cultural e fomentar o intercâmbio entre estados e outras regiões do país, destacando o Nordeste como um polo central de arte e cultura.

A programação inclui atividades como apresentações na Escola de Dança, Praça das Artes, nos Largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água. No dia 6 de dezembro, acontece a abertura oficial com participação do grupo Anarkas. A partir das 15h, o público poderá conferir intervenção de graffiti dos artistas de Piauí Ivih Ribeiro, Aline Guimarães e Sr Malcon, e poesia baiana com Slam das Minas na Praça das Artes, além do cortejo do grupo alagoano Boi Lacrau pelas ruas do Pelourinho. A Escola de Dança vai receber, a partir das 16h30, uma mostra audiovisual do Maranhão e às 18h, um espetáculo de dança do Grupo Movidos do Rio Grande do Norte. Já no dia 7, no Largo Tereza Batista, a partir das 13h, acontece o XXVII Encontro de Capoeira – Intercâmbio Internacional de Cultura Raça Negra e a Praça das Artes recebe a apresentação de circo pernambucano da Trupe Carcará. Já o Largo Quincas Berro D’Água é palco para o espetáculo teatral “Remundados”, do grupo sergipano Boca de Cena. As noites dos dias 06 e 07 serão marcadas pelos shows de Marcia Freire, Patricia Gomes, Bloco Afro Os Negões, Nonato Sanskey e Samba Mucum’G, Matheus Fazeno Rock, Roça Sound, Os Fulanos e Cronista do Morro (confira programação completa abaixo).

O festival reforça o protagonismo da cultura nordestina, promovendo o desenvolvimento da economia criativa e ampliando o acesso às manifestações artísticas regionais. Além disso, o FestivalCena Nordeste busca inspirar um sentimento de pertencimento e orgulho, evidenciando a relevância das artes como ferramentas de transformação social.

Da Redação | Com informações da Ascom/Secult/BA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *