Possibilitar que as empresas tenham menores custos com energia ao mesmo tempo em que promovam a sustentabilidade ambiental é o propósito do Programa Energy Savings Insurance (ESI) – em português, Seguro de Eficiência Energética. Com uma abordagem inovadora no Brasil, o programa é viabilizado para os capixabas por meio de uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O convênio firmado entre os dois bancos de desenvolvimento torna a implantação de tecnologias que promovem o melhor uso de recursos energéticos das empresas do Espírito Santo.
O programa possibilita que o empresário que deseja investir em eficiência energética em sua empresa tenha acesso a linhas de crédito, a metodologias padronizadas de análise de projeto e o seguro garantia de eficiência energética, formando um conjunto de mecanismos de balanceamento e redução de riscos para o investimento. Ou seja, o empresário poderá contratar o recurso por meio de um modelo de projeto de eficiência energética, aliado a uma garantia que assegure a economia com o investimento contratado. O objetivo é estimular investimentos privados em sistemas de geração renovável e em mecanismos de uso eficiente da energia, como estratégia para a redução de custos e de impactos ao meio ambiente.
Ao garantir que o investidor não sofrerá prejuízo econômico em caso de desempenho abaixo do esperado, o seguro garantia de eficiência energética reduz o risco mais evidente dos projetos de geração solar distribuída e eficiência energética, tornando-os ainda mais atrativos.
Com o ESI, empresas do Estado podem obter crédito junto ao Bandes para investir na aquisição de equipamentos modernos que promovam a eficiência energética. O repasse pode ser aplicado na instauração dos seguintes itens: motores de alta eficiência, pré-aquecimento solar, distribuição de ar-comprimido, sistemas de cogeração, sistemas de refrigeração e resfriamento, geradores de vapor, tear multifio e caldeiras eficientes.
O gerente de Desenvolvimento e Planejamento, Sávio Caçador explica que o Programa disponibiliza um seguro garantia que compensa o cliente em caso de não atingimento da economia energética estimada no projeto como forma de incentivar a implantação dos projetos e assegurar os empresários de possíveis prejuízos, “O grande diferencial do Programa de Eficiência Energética é o seguro, pois os empresários de maneira geral veem os benefícios dos investimentos em eficiência energética com desconfiança. A proposta do Programa é reduzir drasticamente essa desconfiança com o seguro de eficiência energética”, explicou.
Texto de Beatriz Moreira.