Paola Nali
O município de Linhares leva a saúde para mais próximo dos estudantes do município com o Programa Saúde na Escola, realizado pela secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a secretaria de Educação. Uma vez por mês as equipes das Unidades de Saúde do município vão até as unidades de ensino para tratar temas diversos contribuindo para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Neste mês, os estudantes receberam lições sobre a “Prevenção às drogas”.
“O programa é fundamental no processo de formação de nossos alunos, pois desperta, por meio das diversas temáticas abordadas na escola, estímulos para desenvolver o corpo e a mente, e promover o enfrentamento de vulnerabilidade como o álcool e as drogas, por exemplo. Por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde dos nossos alunos chegamos também até às famílias”, disse o prefeito Guerino Zanon.
Cada unidade de saúde atende as escolas que pertencem ao seu território. A enfermeira da unidade de Saúde do bairro Lagoa do Meio, Camila De Freitas, que é referência para a EMEF Elza Roni Scarpati, falou sobre o programa. “É uma parceria que promove principalmente a prevenção. Falamos diretamente para crianças e adolescentes que estão em fase de formação de sua personalidade e poder passar pra eles conhecimento em saúde é algo fundamental. Temos certeza que com este projeto não só cuidamos da saúde dos estudantes como também formamos multiplicadores da importância da prevenção”, frisa.
Para tratar sobre o tema “Prevenção às drogas”, a unidade contou com o apoio do Grupo Resgate “São Francisco de Assis”. “Fizemos o convite e ficamos muito felizes que eles aceitaram. A palestra foi enriquecedora e os alunos puderam ainda escutar testemunhos de quem superou o vício das drogas”, disse.
Marciano Barboza, da equipe do Grupo Resgate, reforçou a importância da iniciativa. “Ficamos felizes de ver o município desenvolvendo este trabalho nas escolas. É algo muito rico passar conhecimento para os alunos, tornando cada vez mais forte a nossa luta contra as drogas. Vemos em cada estudante a busca pelo conhecimento, sendo assim um trabalho especial de prevenção”, ressalta.
A estudante Ana Júlia de Paula, disse que a palestra foi muito proveitosa. “Achei a palestra muito interessante. As drogas estão presentes na nossa sociedade e com estas aulas de saúde nas escolas recebemos muitas informações importantes e assim podemos cuidar melhor da nossa saúde. Ter conhecimento faz toda diferença”, ressaltou.
O próximo tema abordado pelo programa será segurança alimentar e nutricional e também alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. As palestras serão realizadas em agosto, após o período de férias em julho.