Terão início, nesta sexta-feira (05), as primeiras operações de fiscalização e educação de trânsito “Força pela Vida” na Grande Vitória. A ação integrada abordará veículos e pessoas nas ruas e será feita com efetivos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guardas Municipais.
O objetivo principal da ação é a redução do número de acidentes, dos ilícitos penais relacionados ao tráfico de drogas e dos crimes de trânsito.
O formato da operação Força pela Vida foi apresentado no último dia 25, em evento no Palácio Anchieta, que contou com representantes de instituições estaduais, federais e municipais que compreendem o Sistema Nacional de Trânsito, dentre outras.
A iniciativa tem o papel de reforçar a fiscalização com foco na proteção à vida das pessoas, de forma contínua e integrada, bem como contribuir por meio da educação de trânsito para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas.
Compõem também o Comitê Integrado que planeja e executa as operações: Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Corpo de Bombeiros; Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES); Conselho Estadual de Trânsito; Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES); e Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).
Com informações da Assessoria de Comunicação do Detran|ES.