Termina nesta semana o prazo para inscrição no III Concurso de Qualidade do Cacau Capixaba. Cacauicultores de todo Espírito Santo têm até o dia 10 de julho para inscrever as amostras. O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac-ES) e a Prefeitura de Linhares.
Além de Linhares, produtores de outros municípios como Alegre, Colatina, Sooretama, Governador Lindenberg, Vila Valério e Iconha já garantiram participação no Concurso. A expectativa é de que o número de inscritos este ano seja maior do que nas edições anteriores.
“O concurso tem o objetivo de incentivar a produção de cacau de qualidade, pois somente com boas amêndoas é que temos bons chocolates. Com o incentivo à qualidade, estamos também apoiando a diversificação agrícola no Estado e gerando emprego e renda no campo”, disse Lucas Calazans Santos, extensionista do Incaper e coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper (CRDR) Rio Doce.
O concurso é dividido em duas categorias: Linhares e demais municípios. Os produtores de Linhares interessados em participar devem levar suas amostras até a Secretaria de Agricultura do Município. Os cacauicultores dos outros municípios capixabas devem procurar o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper dos municípios onde moram. “As amostras devem ser entregues em sacaria de ráfia nova, que não foi utilizada anteriormente”, lembra o extensionista do Incaper.
As dez melhores amostras de cada categoria classificadas pela prova de corte serão processadas pela fábrica da Ceplac, em Ilhéus, na Bahia, para a produção de chocolates. Os vencedores serão definidos na prova de degustação: um júri especializado fará a análise sensorial das amostras. No dia 21 de agosto será feita a cerimônia de premiação.
Texto: Juliana Esteves.