Nesta sexta-feira (16) acontece às 16h o “Seminário do Programa de Fruticultura de Linhares” durante a 3ª edição do Lidera Agro – feira de agronegócio de Linhares, que tem início quinta-feira (15) e segue até sábado (17), no Shopping Pátiomix. No momento, será assinado o decreto que regulamenta o Programa Municipal de Fruticultura, a ordem de autorização para fornecimento de mudas, o edital de seleção dos produtores do programa, além de firmar parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para rastreabilidade das frutas. O evento faz parte da programação em comemoração aos 219 anos de fundação de Linhares.
Durante o seminário, especialistas no ramo da Fruticultura abordarão sobre o plantio, cultivo, combate a doenças e pragas, etapas da produção, pós-colheita, rastreabilidade das frutas, exportação e consumo. O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot explicou que o programa foi implantado no município para diversificar e que o seminário vem trazer mais informações a respeito desse cultivo. “O programa tem sido bem recebido por ser um segmento novo, visto que a maioria dos produtores hoje de Linhares tem o café como sua atividade principal. Um novo ramo possibilitará uma diversificação da atividade, movimentando a renda e possibilitando também o aproveitamento de pequenos espaços de terra”, pontuou.
Serão implantados cinco polos de frutas: cajá manga anão, no Polo Distrito Farias; uva, no Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas); goiaba, no Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira); limão, no Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano); e açaí, no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro).
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, informou que o Programa Municipal de Fruticultura é parte integrante do Plano Agro de Linhares. “O município vem oferecendo respaldo técnico ao produtor para possibilitar o cultivo e distribuiremos 40 mil mudas a partir de setembro até abril do ano que vem, para fomentar a produção. Esse programa vem para criar novas alternativas de renda para as famílias que vivem da agricultura familiar”, destacou o prefeito.
A área a ser cultivada no programa é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores participantes. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos realizados pela empresa de consultoria contratada para a elaboração do programa que identificou, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região.
Lidera Agro
A 3ª edição Lidera Agro – feira de agronegócio de Linhares recebe apoio institucional da Prefeitura de Linhares, dentro do Plano Agro Linhares, e acontece no estacionamento externo do Shopping Pátiomix, no bairro Movelar, às margens da BR 101, entre os dias 15 e 17 de agosto. O evento conta com exposição das novidades tecnológicas na área de insumos, máquinas e equipamentos, irrigação, automóveis e veículos utilitários, além de uma programação técnica com palestras, estandes e workshops.
Na edição anterior da feira, foram movimentados mais de R$ 28 milhões em vendas de insumos e máquinas agrícolas. Neste ano, a organização espera um crescimento em torno de 20% em negócios fechados. Além dos 45 estandes para as empresas de diversos segmentos, haverá um auditório onde acontecerão as palestras técnicas com a mesma proposta do ano passado, de levar conhecimento para o homem do campo. Um das novidades deste ano é a criação de uma área específica para demonstrações tecnológicas de máquinas e equipamentos.
Por Valda Ravani.