Sônia Cabral terá apresentações gratuitas em setembro

Um dos destaques do mês é o Festival de Linguagens Integradas, que acontece entre os dias 09 e 12 e no dia 17, reunindo apresentações de obras culturais que vão do carimbó até a capoeira, passando pelo teatro, circo, dança e ginástica. Foto: Erika Piskac.

Em setembro, o a programação do Palácio da Cultura Sônia Cabral, no centro de Vitória, está recheada de atrações gratuitas. Entre os espetáculos, estão apresentações de dança contemporânea, batalhas de rap, shows de chorinho e muito mais.

Um dos destaques do mês é o Festival de Linguagens Integradas, que acontece entre os dias 09 e 12 e no dia 17, reunindo apresentações de obras culturais que vão do carimbó até a capoeira, passando pelo teatro, circo, dança e ginástica. O evento é organizado por estudantes e professores da rede pública de Vitória, que se revezam no palco. Participam integrantes dos Centros de Educação Infantil, das Escolas de Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos vinculados à Secretaria de Educação do município.

A dança fica por conta da Cia Reverence com seu novo espetáculo “DES (EQUALIZAR)”, que acontece nos dias 04 e 05 de setembro. Os integrantes da Companhia explicam que “o projeto de dança foi desenvolvido com base na liberdade do gesto corporal e conta com um conjunto de cenas que vão expressar a interioridade humana, numa dinâmica de libertação de qualquer tipo de repressão”. Na sinopse do espetáculo, o grupo destaca que a obra leva para o palco uma proposta de “viver com a dessemelhança e deslocar-se da zona de conforto”.

Com a intenção de fomentar o protagonismo juvenil por meio da rima e da poesia, vai acontecer uma edição especial do Projeto Boca a Boca, no dia 06 de setembro, focado na cultura hip hop.

O Sônia Cabral também abrigará, nos dias 18 e 19, o II Festival Internacional de Violões do Espírito Santo, organizado pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Nesta edição, o festival tem o tema “Atuação e Perspectivas do Violonista na América Latina”. A programação do evento inclui concertos, mesa redonda, palestras e mostras de instrumentos.

No dia 25, o espetáculo “Choro Cantado” apresentará canções de artistas como Sérgio Sampaio, Maurício de Oliveira e Rogerinho do Cavaco; além de grandes clássicos como os de Cartola, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, entre outros. No palco, os cantores Gardênia Marques e Jackson Leão serão acompanhados pelos músicos Vinícius Piê, Magno 7 Cordas, Thiago Pedrolli, Marcus Bacalhau e Kakalo Ribeiro.

Para o administrador do Sônia Cabral, Renan Oaks, realizar eventos gratuitos permite que todos tenham acesso à cultura. “A cultura tem a capacidade de transformar as pessoas, por isso, acreditamos que é nosso dever criar e promover ações que garantam a democratização do acesso ao Sônia Cabral, garantindo que todos tenham a oportunidade de assistir a um espetáculo de dança ou ouvir um show”, destaca.

Texto: Carla Nigro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *