A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) realiza de 18 a 20 de setembro a segunda edição do Festival Internacional do Violão. Durante três dias, serão realizadas atividades artísticas e pedagógicas com violonistas convidados.
O tema deste ano é “Atuação e perspectivas do violinista na América Latina” e será discutido em uma mesa redonda com violonistas do Brasil, Argentina, México e Uruguai. Os estudantes terão acesso a palestras e master classes durante do evento, além de apresentações musicais na Fames e no Palácio da Cultura Sônia Cabral, ambos no Centro de Vitória.
“O II Festival Internacional de Violões do Estado do Espírito Santo (FIVES) é a continuação de um projeto que teve sua 1ª edição no ano de 2016 e que se configura no crescimento da cultura musical no Estado mostrando sua diversidade cultural e difundindo o potencial local como formador de grandes músicos, especificamente de violonistas”, justifica o coordenador do evento, professor Moacyr Teixeira Neto.
Para participar das atividades pedagógicas do FIVES é necessário fazer a inscrição na página do evento. As apresentações artísticas no Palácio da Cultura Sônia Cabral serão gratuitas e abertas ao público.
Acesse aqui a página do evento
Palestrantes convidados:
Duo Tucumán de Guitarras (Argentina) – Formado por Gervásio Sanches e Juan Pablo Gomes, violonistas e professores do Conservatório de San Miguel de Tucumán.
Igor Ávila (México): Natural do estado de Sonora, México, realizou seus estudos de Licenciatura no Conservatório de Las Rosas, em Morélia, Michoacán.
Nicolas de Souza Barros (Brasil): – Professor Dr. da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Álvaro Córdoba (Uruguai) – Começou no violão e na educação musical aos 14 anos sob a tutela do mestre Atílio Rapat e Antonio Pereira Arias do Uruguai.
Moacyr Teixeira Neto (Brasil) – Professor da Fames, Mestre em Música pela UFRJ, premiado como “Melhor Intérprete” nos Concursos Villa-Lobos e Souza Lima (Brasil), finalista do Concurso Internacional Augustin Barrios (Paraguai). Coordenador do FIVES.
Por Sandro Costa.