Faça chuva ou sol, a limpeza das praias da capital começa diariamente por volta das 6 horas. Uma equipe de 25 garis faz a limpeza das lixeiras, cata o lixo e faz a varrição das ciclovias e calçadas quatro vezes por semana, durante todo o ano. No verão, esse contingente aumenta para 75 garis atuando todos os dias nas praias.
As praias que recebem diariamente a limpeza são: Curva da Jurema, Camburi, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Jesus de Nazareth. Os garis recolhem resíduos como palito de picolé, espetos de churrasquinhos, restos de alimentos, papéis e sacolas de plástico de todo tipo.
Para as praias permanecerem limpas, todos têm que ajudar jogando o lixo nas lixeiras enquanto curtem a bela orla da capital. Em média, são recolhidas 24 toneladas de lixo diariamente da orla de Vitória.
Tatuí
Além dos garis, é realizada a limpeza mecanizada da areia da orla: o tatuí. Na parte da manhã, o carro passa pela praia de Camburi (entre o quiosque 1 e o Hotel Aruan), às segundas, quartas e sextas, e pela Curva da Jurema, às terças, às quintas e aos sábados.
À noite, o tatuí faz a limpeza na praia de Camburi, no trecho entre o hotel Aruan e Jardim Camburi), todos os dias.
O serviço consiste na limpeza através de um peneiramento e retenção de pequenos resíduos, que ficam armazenados no compartilhamento do veículo.
Campanha Praia Limpa
Equipes da Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam) vão abordar banhistas nas praias de Vitória em janeiro para conscientizá-los sobre a importância do ambiente praial, bem como as atitudes adequadas que cada cidadão deve adotar na orla. Será mais uma ação da campanha Praia Limpa. O trabalho educativo acontece nos dias 11 e 12 e 25 e 26 de janeiro, das 9 às 13 horas.
Por Matheus Thebaldi.