Na tarde desta quinta-feira (30), o nível do Rio Doce baixou 37 centímetros, chegando a 4,73 metros, de acordo com a Defesa Civil Municipal de Linhares, região norte do Espírito Santo. Ainda, conforme o órgão, a tendência é que o volume continue baixando nos próximos dias.
Apesar da queda do nível do Rio Doce, os moradores do Olaria continuam abrigados no ginásio poliesportivo do bairro Conceição, de forma preventiva. Ao todo, 33 famílias – que totalizam 95 pessoas –, recebem assistência da Prefeitura de Linhares, com quatro refeições, atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e recreadores. Outras 15 pessoas desalojadas seguiram para casa de parentes ou amigos.
A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros continuam atendendo às demandas das comunidades ribeirinhas, e monitoram toda a evolução no nível do Rio Doce, além de acompanhar os boletins meteorológicos emitidos pelos órgãos climáticos.
Prontidão
A Defesa Civil Municipal de Linhares mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.
Por Julimar Rampinelli.
AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política