Para incentivar atividades de lazer e cultura em tempos de distanciamento social, a Ufes promoverá o Festival Universitário Virtual Culturalmente. O evento consiste em atividades transmitidas por meio das mídias sociais em diversas áreas, como jogos, música, dança, produção literária, saúde mental.
Os interessados em propor atividades poderão se inscrever de 7 a 13 de abril, enviando mensagem para o e-mail dpae.proaeci@ufes.br. Os proponentes devem indicar seu nome completo, breve biografia e descrever a atividade oferecida, que pode ser tanto ao vivo quanto gravada. Em até três dias úteis, a comissão organizadora informa o resultado da solicitação.
Uma edição-piloto está prevista para ser realizada no dia 15 de abril, com uma programação previamente selecionada. Até o momento estão confirmadas as seguines atividades: Às 16 horas, será disponibilizado um vídeo com receitas produzido pela servidora do Restaurante Universitário Sandra Lima. Em seguida, às 17 horas, a estudante de Ciências Sociais Tamyres Costa promove uma live debatendo referências negras na literatura e processo criativo.
Segundo o diretor em exercício da Diretoria de Esportes, Lazer e Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), Jefferson Tonini, o objetivo do festival é “proporcionar atividades prazerosas e profícuas, que possam contribuir de maneira positiva com o processo formativo de estudantes, pelo menos enquanto durar a necessidade de isolamento social”.
Além da Proaeci e de suas diretorias, o Festival Culturalmente conta com o apoio da Superintendência de Comunicação (Supec) e da Secretaria de Cultura (Secult) da Ufes. As atividades são voltadas a todos os que desejarem participar e as apresentações estão abertas à comunidade em geral.
Conheça a programação prevista para a edição-piloto
16h – Oficina de culinária Receitas práticas para seus dias de isolamento social, com Sandra Lima, gastrônoma e servidora do Restaurante Universitário. Disponível no canal da Delpe/Proaeci no YouTube.
17h – Live Narrativas poéticas negras – imagens para a escrita de si e do mundo, com Tamyres Batista Costa, poeta negra estudante do curso de Ciências Sociais da Ufes. Cineclubista e militante do movimento negro do ES. Disponível no Instagram @karaabah.
Texto: Vinícius Fontana