Escritores capixabas dão dicas de leitura para a quarentena

Escritor Reinaldo Santos Neves dá dica de leitura nesta primeira edição de “O que estou lendo nesta quarentena?” | Foto: Acervo pessoal

A partir desta semana, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), traz toda quarta-feira diversos escritores do Espírito Santo para compartilharem os livros que estão lendo durante este período de isolamento social.

A ação “O que estou lendo nesta quarentena?” faz parte do projeto Viagem pela Literatura, desenvolvido há 25 anos e premiado nacionalmente pelas ações que incentivam a leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

Nesta primeira edição, quatro escritores dão suas dicas de leitura: o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, que indica “Fahrenheit 451” (de Ray Bradbury); Valsema Rodrigues da Costa, com “O morro dos ventos uivantes” (de Emily Brontë); Noélia Miranda, com “Martin e Rosa” (de Raphaële Frier e Zaü); e Reinaldo Santos Neves, com “Canto de Muro” (de Luís da Câmara Cascudo).

Clique aqui para conferir as dicas de leitura

Viagem

Para a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser, a leitura e a cultura ocupam um papel central neste momento em que é preciso que as pessoas fiquem isoladas em casa. “A leitura nos leva a viajar pelo mundo. Queremos com essa ação aproximar leitores e escritores, além de incentivar o hábito da leitura nas pessoas”, destacou a coordenadora. 

Conheça os escritores

Francisco Grijó é professor, escritor e atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Cultura. Dentre suas obras, estão “Diga adeus a Lorna Love” (1987), “Um outro país para Alice” (1989), “Viviane ao lado” (1995), “Licantropo” (2001), entre outros. Em 2017, o escritor se aventurou pela biografia no livro “Os Mamíferos: cronônica biográfica de uma banda insular”. Sua obra mais recente é o romance policial “Fama Volat”, lançado em 2019.

Valsema Rodrigues da Costa é professora, escritora, trovadora e poeta. Já foi secretária de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. Pertence à Academia Feminina Espírito-santense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 04. Dentre suas obras, estão Levadinha da Breca (1987), Liberdade na Poesia (1993) e No Amor, na Primeira, com poemas em inglês e português.

Noélia Miranda é autora do livro “Zacimba Gaba, princesa guerreira: a história que não te contaram”, lançado em 2014 e ilustrado por Gió Araújo. Especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infantojuvenil. Recebeu os prêmios “Professora Olga Borges”, em 2009, e duas vezes em 2015, por desenvolver projetos antirracismo em escolas públicas. Recebeu homenagens pelos trabalhos prestados aos municípios de Cariacica (2015) e Vitória (2017). Em 2018, recebeu da UNEGRO-ES homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Reinaldo Santos Neves é graduado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde foi servidor técnico por 42 anos, trabalhando, sobretudo, com edição de livros e revistas. Em 1973, participou com a obra “Reino dos medas” de um concurso promovido pelo Instituto Nacional do Livro, recebendo menção honrosa. Pelo conjunto de sua obra, em 1996, recebeu do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo o prêmio Almeida Cousin. Publicou os romances como: As mãos no fogo; Sueli: romance confesso; Kitty aos 22: divertimento; A longa história; A ceia dominicana: romance neolatino; e a trilogia A folha de hera: romance bilíngüe, entre outras obras.

Por Ricardo Aiolfi

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *