O município de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, finalizou a quarta barragem construída somente este ano no distrito de São Rafael. Localizada no Córrego Tabira, o reservatório tem capacidade para armazenar 14 milhões de litros de água em uma área alagada de um hectare. Nesta terça-feira (2), os maquinários estarão no Farias para iniciar a quinta das seis barragens que serão construídas no segundo edital da Secretaria Municipal de Agricultura este ano.
O distrito de São Rafael foi contemplado com cinco barragens, desde 2019, com capacidade de reservação de água de 70 milhões de litros. “Esses reservatórios são importantes para reserva estratégica de água para agricultura, integrada a outras ações de caixas secas da região que vai favorecer as condições dos recursos naturais da água e solo que são essenciais para a produção de alimentos, além de fomentar os programas da secretaria, como o de Fruticultura, de Qualidade do Café Conilon e da Amêndoa do Cacau”, disse o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot.
O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.
Reservatórios construídos
Em 2019, foram construídas no primeiro edital do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo oito barragens: três em Desengano, duas em Baixo Quartel, duas no Farias e uma em São Rafael, beneficiando diretamente 40 produtores rurais.
Nessa segunda etapa são seis: quatro no distrito de São Rafael (todas finalizadas), uma no distrito do Farias e outra no distrito do Rio Quartel, atendendo diretamente 25 famílias. A previsão é que sejam concluídas em agosto.
Por Valda Ravani
Últimas notícias
- Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica
- 179 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD em todo o Espírito Santo
- Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.