O transporte sanitário de pacientes infectados pela Covid-19 dos municípios de Nova Venécia, Vila Pavão, Jaguaré, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo contam agora com um reforço inédito: Ambulância UTI com cápsula de isolamento contra a disseminação da Covid-19.
“Estes municípios aderiram a iniciativa do Consórcio CIM NORTE, sendo o primeiro consórcio a colocar à disposição dos municípios uma ambulância avançada com cápsula de proteção em aerossol para remover com segurança os pacientes sem que haja risco de transmissão para trabalhadores da saúde”, disse o presidente do Consórcio CIM NORTE, Mario Sérgio Lubiana, que é prefeito de Nova Venécia.
Ele informou ainda que a ambulância de suporte avançado equipada com uma maca encapsulada evita que o novo coronavírus se dissemine por meio de aerossol chega no CONSORCIO CIM NORTE por decisão dos gestores municipais com finalidade de atender os casos mais graves da Covid-19, que venham a acontecer. O equipamento é um avanço do trabalho do CONSORCIO para apoiar os municípios no enfrentamento da Covid-19 contra a propagação do novo coronavírus na região norte, considerado de fácil e alto contágio.
Segundo o proprietário da empresa da Removida o equipamento é fabricado em PVC não tóxico de alta qualidade, a cápsula faz a filtragem constante do ar através de um exaustor, evitando que este ar seja exposto dentro da ambulância e nos espaços por onde a maca encapsulada se desloca durante o transporte do paciente até os leitos de tratamento. A câmara possui acessos para a passagem dos cabos de equipamentos e monitores, bem como os dutos para respiradores mecânicos.
Informou ainda que estudos para criação da cápsula se basearam em um equipamento semelhante usado em aeronaves no deslocamento de pacientes com doenças infecciosas respiratórias potentes. Para facilitar o manuseio por parte dos profissionais de saúde, a cápsula ganhou uma estrutura mais resistente se comparada ao equipamento usado no transporte aéreo.
A ambulância equipada com a cápsula possui também os instrumentos básicos de uma UTI móvel, entre eles, respirador mecânico, cardioversor (desfibrilador), monitor multiparamétrico, bomba de infusão contínua de medicação, oxímetro (aparelho que mede a saturação do oxigênio no sangue e verifica os batimentos cardíacos), entre outros instrumentos necessários ao socorro do paciente.
Esta ambulância UTI com cápsula de isolamento é resultado de vários estudos e pesquisas e está sendo indicada por médicos sanitaristas para ajudar no transporte de pacientes, mantendo a segurança dos profissionais de saúde. “O Consórcio CIM NORTE é o primeiro consórcio a colocar à disposição da população este serviço. Os prefeitos e secretários desejam com esta iniciativa dar agilidade no atendimento das vítimas do covid-19 e proteger os profissionais. Enfim, os gestores querem é salvar vidas em seus municípios”, disse a superintendente do Consórcio, Risonete Maria Oliveira.
Finalizando, Risonete informou que a ambulância vem contribuir com as ações de prevenção e assistência em saúde implementadas pelos municípios da região norte desde a deflagração da pandemia. Os municípios vêm se preparando dentro das cautelas sanitárias para encarar os piores momentos da crise que estão por vir com o possível agravamento do aumento do número de casos de doentes graves por Covid-19.
Com informações do CimNorte
Últimas notícias
- Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica
- 179 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD em todo o Espírito Santo
- Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.