O cenário de enfrentamento ao coronavírus impõe desafios diários aos profissionais de saúde que precisam lidar pela primeira vez com esta doença. Buscando dar assistência nesse sentido, o Hospital Geral de Linhares (HGL), na região Norte do Espírito Santo, viabilizou a realização de um treinamento que teve início na manhã desta sexta-feira (5) e vai atender pelo menos 140 profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença.
O treinamento em reanimação, intubação, cricotomia, ventilação mecânica e protocolos de tratamento do Covid-19 foi coordenador pelo médico anestesiologista do HGL, Antonio Santo Biancardi Júnior.
O médico comentou que este preparo é essencial para que o atendimento aos pacientes seja feito da melhor forma possível. “Este é um treinamento com uma equipe multidisciplinar aqui do HGL para melhor atendermos os pacientes Covid-19 e proteger também os nossos profissionais. Temos aqui médicos, equipe de enfermagem e fisioterapeutas, todos compondo uma mesma equipe e sendo essenciais para um trabalho efetivo junto aos pacientes”, explicou o anestesiologista.
A programação levou em consideração prontuários de pacientes e estudos clínicos já publicados, bem como os protocolos consolidados para a doença. Os profissionais foram estimulados a interpretar o paciente nesses três níveis de complexidade.
Em bonecos, também receberam orientações e aperfeiçoamento para intubação e ventilação, paramentação e desparamentação em EPIs e outras atividades pertinentes à atuação clínica em emergência.
“Os profissionais puderam acompanhar a forma correta de se paramentar antes de ir ao encontro do paciente e os procedimentos que devem ser adotados em cada situação, como casos onde seja preciso realizar a intubação em sequência rápida”, pontuou a diretora do HGL, Maria Bernadeth Braz.
Por Paola Nali
Últimas notícias
- Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica
- 179 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD em todo o Espírito Santo
- Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.