
Para evitar a contaminação do coronavírus no Lar Abrigo de Luz, no bairro Interlagos, o município de Linhares, região Norte do Espírito Santo, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou uma segunda etapa de testes rápidos da Covid-19 nos idosos residentes no abrigo. E o resultado sai com uma excelente notícia: todos testaram negativo para o novo coronavírus. Hoje o abrigo tem 38 idosos entre 60 e 96 anos.
Neste período de pandemia, os idosos estavam apreensivos, por fazerem parte do grupo de risco da doença. A primeira etapa de testes no Abrigo aconteceu no dia 9 de junho e na ocasião os resultados também foram todos negativos.
Os exames foram realizados na própria instituição. “Todos se mostraram muito solícitos, inclusive os idosos estavam ansiosos para fazer o teste, que é bem simples, foi colhido no abrigo, processado em laboratório e o resultado chegou nesta quinta-feira 923)”, explicou o enfermeiro do Abrigo, Rogério Vieira.
Além dos testes, desde o início da pandemia o abrigo adotou uma série de medidas preventivas para evitar o coronavírus na entidade, seguindo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, Anvisa, Vigilância Sanitária, Ministério Público e Prefeitura Municipal, como por exemplo, a suspensão de visitas por tempo indeterminado sendo permitida apenas a entrada e saída de profissionais, devidamente paramentados, fazendo uso de máscaras.
Segundo a coordenadora do Abrigo, Grazielle Cabral, os resultados mostram o compromisso da entidade em garantir o bem-estar e a segurança dos residentes, principalmente neste momento delicado de pandemia que o país e o mundo atravessam. “Nos aponta que o caminho correto é esse que adotamos. Precisamos agradecer imensamente a Prefeitura de Linhares por contribuir com o Lar neste momento de tanto tão delicado”, afirma.
Idosos são monitorados pela Vigilância Epidemiológica
Desde o início da pandemia, os 38 moradores do Lar Abrigo de Luz são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares. O asilo também adotou todas as medidas necessárias para proteger os assistidos, como o uso de máscaras por todos os idosos e funcionários, e a restrição de visitas, além da higienização das mãos com água e sabão, e álcool em gel.
O secretário municipal de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, destacou o compromisso do Município de sempre estarem atentos à segurança dos moradores do abrigo, “fazendo tudo o que for possível para tentar resguardá-los dessa terrível doença, afinal, as vidas deles sempre foram e sempre serão muito importantes para nós”.
Por Valda Ravani
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março