
Com o intuito de conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, a Guarda Cidadã realizou, neste domingo (10), mais uma ação educativa com o tema “Denuncie: O Silêncio Mata”. Desta vez, o ônibus da Guarda Civil Municipal de Vitória, capital do Espírito Santo, estacionou na feira livre de Gurigica.
Durante a manhã, a campanha ganhou destaque com varal de camisas com frases comuns entre vítimas, como “Ele pediu desculpa”, tendo manchas que lembram o sangue das mulheres que sofrem esse tipo de crime.
“Muita gente passou por aqui, nos abordou e parabenizou a Guarda Civil Municipal pela ação e pela presença na feira do bairro. Todos estão gostando bastante do nosso trabalho por aqui”, contou a agente comunitária Maria Odete Castiglioni.
A agente revela como surgiu a ideia da ação. “Basta olharmos o noticiário para vermos o quanto aumentou o número de casos de violência contra a mulher, principalmente durante a pandemia. A gente pensou no que poderíamos fazer, cumprindo os protocolos, para impactar a sociedade capixaba”.
Conscientização

A vice-prefeita de Vitória, capitã Estéfane, participou da ação ao lado de agentes da Guarda Civil Municipal.
“Estamos aqui junto com a Guarda Civil Municipal para essa ação linda de prevenção e conscientização. A população não pode achar que o assunto de violência doméstica é irrelevante. Nós temos casos gravíssimos, o Espírito Santo tem sido assolado com esse tipo de violência, e, infelizmente, esse é o resultado que acarreta tantas vítimas. Se você sofre violência doméstica, denuncie, procure as autoridades. Se você conhece alguém que sofre violência, apoie essa pessoa com denúncia, levando a informação ao poder público. Não vamos mais tolerar essa situação. As mulheres precisam de proteção, e cada um de nós é responsável por isso”, destacou a vice-prefeita.
Parabéns
O secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, parabenizou os organizadores da campanha educativa. “A Guarda Civil Municipal está de parabéns pelo excelente serviço prestado à nossa cidade, não só no trabalho do dia a dia, como também nessas ações que estimulam os cidadãos a denunciarem casos de violência contra a mulher. Estamos próximos da população, que pode contar conosco. Vamos intensificar nossas ações durante a gestão para diminuir os casos”, afirmou.
Guarda Cidadã
O projeto Guarda Cidadã é desenvolvido pela equipe de projetos sociais da Guarda Civil Municipal, entre agentes comunitários e agentes de trânsito. São desenvolvidas ações como teatro de bonecos, palestras, gincanas, intervenções urbanas, entre outras, todas com caráter de conscientização para temas de segurança.
Por SEGES/SUB-COM | Com colaboração de Acácio Rodrigues
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março