
A empresa holandesa Plant-e desenvolveu a primeira tecnologia capaz de captar energia elétrica a partir das plantas da lavoura e alimentar sensores que enviam dados para satélites. Isso pode resolver um dos principais entraves para o monitoramento no campo.
Funciona de forma simples: a planta gera matéria orgânica por meio de fotossíntese. Parte dessa matéria orgânica é usada para alimentar a planta e outra parte é descartada por meio das raízes, sendo decompostas por bactérias. Esse processo de decomposição libera elétrons como resíduo, que são coletados para alimentar pequenos dispositivos.
Com essa tecnologia, os dispositivos são auto sustentáveis em questão de energia elétrica e capazes de operar 24 horas por dia, medindo a umidade do ar e do solo, além da temperatura. Os dados são enviados para um satélite na órbita da Terra e o produtor pode ter acesso pelo celular a informações que serão determinantes na produtividade e para diminuir os custos.
Da Redação | Fonte: Canal Rural
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março