
Para estimular o controle populacional de animais domésticos e, consequentemente, o número de animais abandonados, o município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), promove a ação de castração gratuita de cães e gatos. Ao todo está prevista a castração de 600 animais nas duas fases do projeto.
A primeira fase ocorrerá a castração de 150 animais machos e 150 fêmeas, entre cães e gatos e o pré-cadastro tem início nesta segunda-feira (3), através do endereço eletrônico: https://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/
Serão contemplados com a esterilização animais que estiverem sob o amparo de ONGs/Associações/Grupos de Proteção e/ou indicados por elas; sob a tutela de beneficiários de programas sociais; animais errantes encontrados em vias públicas do município, e aqueles que vivem com outros animais da mesma espécie e sexo diferente, a fim de evitar a procriação entre eles.
“A fase de pré-cadastro será realizada de forma on-line em razão da pandemia, sendo acompanhada por nossas equipes para identificar a necessidade de apresentação de outros documentos, se os apresentados são válidos, se os animais correspondem aos critérios apresentados na Instrução Normativa. Após a triagem, os cadastros são encaminhados à clínica responsável pela castração, para dar prosseguimentos aos exames necessários para a cirurgia”, informa o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.
Bem-estar animal
Além de impedir a procriação desenfreada, a castração também proporciona o bem-estar animal, ao inibir a incidência de cânceres e outras doenças do trato reprodutor de fêmeas e machos. “A castração prematura reduz consideravelmente a ocorrência de tumores mamários, doenças sexualmente transmissíveis, cistos ovarianos e infecção uterina”, informa a assessora técnica na Semam, Renata Rangel Rosa.
“Já nos machos, a esterilização previne o aumento da próstata e a ocorrência de câncer; diminui consideravelmente os casos de infecção urinária, tumor testicular e hérnias perineais. Com a castração, os animais têm melhor comportamento, tornam-se mais dóceis e têm maior expectativa de vida”, completa Renata Rosa.
Conforme a assessora técnica, o ideal é que a castração seja realizada em animais antes dos cinco meses de idade, ou seja, antes do primeiro cio das fêmeas e, nos machos, anterior à fase da puberdade – que é a fase de desenvolvimento dos hormônios sexuais.
Para o projeto, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, foram investidos mais de R$320 mil por meio do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (FUNDEMA). O primeiro lote já está empenhado e vai beneficiar 300 animais entre cães e gatos.
Requisitos para castração gratuita
Antes de realizar o pré-cadastro, o responsável pelo animal deve estar ciente das seguintes informações:
- – O tutor/responsável deve residir no município de Linhares;
- – Os animais devem ter idade mínima de 5 (cinco) meses e máxima de 7 (sete) anos;
- – Possuir carteira de vacinação e estar com a vacina antirrábica e a vermifugação em dia (nos últimos 12 meses);
- – Isentos de pulgas e carrapatos;
- – Estejam em condição física aparentemente satisfatória;
- – A responsabilidade no transporte do animal – do local de moradia até a clínica – é do tutor/responsável, seja para a realização de exames, procedimento cirúrgico e remoção de pontos.
Por Ívna Ferreira
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março