
Nesta quarta-feira (5), o distrito de Desengano será a próxima parada do ônibus da saúde do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps) numa ação de parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e de Saúde. A ação tem o objetivo de garantir uma colheita do café mais segura por causa da pandemia, já que Desengano é uma das regiões produtoras do grão no Município.
Após cada atendimento no ônibus, o morador ou trabalhador rural recebe uma “Cartilha da Colheita do Café” com orientações voltada à prevenção do novo coronavírus. A diretora do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), Kessy Bonicenha, disse que são ofertados pelos profissionais de saúde, além das orientações sobre doenças em que o tratamento é referenciado pelo Naps, medição de temperatura, testes rápidos para detecção de DSTs, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.
Caso algum trabalhador rural ou morador apresente sintomas relativos ao novo coronavírus, ele é encaminhado à Unidade de Saúde mais próxima para consulta com o profissional médico.
O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, destaca que a colheita já iniciou em várias comunidades e que, neste período, o município recebe trabalhadores de vários estados, por isso a necessidade de redobrar os cuidados para garantir a segurança de todos.
“Seguimos na luta contra a Covid-19 e é necessário assegurarmos as medidas sanitárias, como aconteceu no ano passado, para viabilizar uma colheita mais segura de um grão que é parte integrante da cadeia alimentar brasileira. E os serviços do Naps vêm para agregar na promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores e dos moradores das nossas comunidades do interior de Linhares”, destacou Yago.
As próximas paradas do ônibus da saúde estão programadas para as seguintes localidades: Bagueira (8/5); Baixo Quartel (12/5) e Farias (15/5).
Por Ascom/PML/ES
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março