Uma edição especial de um dos festivais mais charmosos do Espírito Santo está chegando! O FestCine Pedra Azul – Mostra Digital – 3 Anos de Memórias apresenta uma retrospectiva das primeiras edições do evento. O festival acontece entre os dias 22 e 23 de maio, sábado e domingo, em formato on-line e gratuito.
A programação exibirá 14 curtas-metragens, que estão divididos em duas sessões não-competitivas: Mostra Digital – 3 Anos de Memória, que acontece no sábado (22), a partir das 19 horas; e Projeto Cinema na Escola, que será exibido no domingo (23), às 09 horas. Os filmes serão transmitidos por meio do site do FestCine Pedra Azul (www.festcinepedraazul.com.br) e ficarão disponíveis por 24 horas.
O diretor do festival, Marcoz Gomez, comemorou a possibilidade de realizar essa nova edição do evento. “Em meio à toda dificuldade que nos cerca nos tempos atuais, nós do FestCine Pedra Azul não desistimos e é um orgulho muito grande poder produzir a Mostra Digital – Três Anos de Memória. Temos certeza de que será mais um sucesso, fortalecendo ainda mais nosso festival, divulgando o Estado do Espírito Santo e disseminando a cultura brasileira dentro e fora do País, através das exibições on-line”, destacou.
“O FestCine Pedra Azul é um evento que se consolida a cada ano. Um espaço de fomento do audiovisual de várias partes do Brasil e do mundo. Essa mostra retrospectiva é uma nova oportunidade de conferir o talento e a criatividade da produção recente do audiovisual brasileiro”, disse a diretora executiva do evento, Lucia Caus.
Com realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais e Tower Filmes, o Projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Programação
A programação do FestCine Pedra Azul – Mostra Digital – 3 Anos de Memórias reúne 14 filmes, de vários estados brasileiros, divididos em duas janelas: Mostra Digital – 3 Anos de Memória e Projeto Cinema na Escola. As obras revisitam as edições anteriores do Festival e exibem os filmes mais marcantes desses três anos de evento.
A Mostra Digital – 3 Anos de Memória reúne seis filmes, com tradução em libras, que apresentam um recorte da criatividade e da pluralidade da produção recente do cinema brasileiro a partir da curadoria realizada no FestCine Pedra Azul. São eles: A Mesa no Deserto, de Diego Scarparo; A Volta para Casa, de Diego Freitas; Cuida de Mim; de Liziane Bortolatto; Entreolhares, de Ivann Willig; Lucia Voltou a Fumar, de Iuri Bermudes; e Nova Iorque, de Leo Tabosa.
Na mostra Projeto Cinema na Escola, que tem classificação indicativa livre, as exibições são voltadas para o público escolar com filmes que podem ser assistidos por toda a família. A janela, que exibe oito produções, é uma ferramenta educacional que oportuniza aos alunos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual e estimula o debate inter e transdisciplinar em torno das temáticas atuais apresentadas através dos filmes.
Os filmes da sessão também foram exibidos nas edições anteriores do FestCine Pedra Azul. São eles: A Piscina de Caíque, de Raphael Gustavo da Silva; O Vale, de Guilherme Fernandes e Lucas Bogo; A Semente do Ler e do Contar, de Edson Carvalho; Vinillis Frutiferis, de Victorhugo Passabon Amorim; Hornzz, de Lena Franzz; Fotografias, de Marcelo Giannini; Liga da Mata, de Sergio Kalili; e Segunda Guerra Mundial, de Rhuan Prado Suhett.
Por Aline Dias, Danilo Ferraz e Erika Piskac
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica
- 179 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD em todo o Espírito Santo
- Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023