
Os avanços da Saúde em Linhares são marcas da atual gestão. O Hospital Geral de Linhares (HGL), único hospital público municipal do Espírito Santo mantido pelo município de Linhares, região norte do Estado, passa por uma ampla reforma e ampliação. Para este novo HGL, o Município investe quase R$ 6 milhões com recursos próprios. São intervenções que já garantem um hospital mais humano, mais moderno e com serviços mais próximo da população. Do lado de fora, o HGL foi todo reformado. Ganhou nova pintura e nova fachada, mais bonito e acolhedor.
A unidade hospitalar ganhou um novo centro cirúrgico, novos leitos e equipamentos de última geração, camas elétricas, carro de anestesia e teve a sua rede de oxigênio ampliada. Agora, no HGL os moradores têm à disposição exames de imagem digital, o que garante um diagnóstico mais rápido e preciso, sendo acessado pelos médicos em tempo real com mais rapidez e qualidade. Os servidores ganharam novos uniformes, treinamentos e mais capacitações.
Na pandemia, foi implantada uma unidade sentinela no HGL, que se tornou referência no Espírito Santo e assegurou um atendimento exclusivo aos pacientes Covid-19. Ela funciona 24 horas por dia, com todo o conforto e agilidade. Os resultados dos testes rápidos ficam prontos em poucos minutos e o paciente já sai com os medicamentos entregues na hora pelos profissionais de saúde.
Foram implantados 70 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 36 Enfermaria Covid-19 o que garante assistência integral a todos os usuários. Os pacientes em UTIs contam com novos respiradores e monitores. O HGL passa a ter um total de 135 leitos gerais, sendo que 70 são utilizados exclusivamente para pacientes em tratamento contra o novo coronavírus.
O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que a cidade ganha um novo instrumento de saúde, que vai fortalecer ainda mais a rede de assistência. Para ele, com a nova estrutura, o HGL vira referência para dar mais qualidade de vida à população. Guerino frisa que os investimentos realizados no hospital não representam um ganho temporário, por causa da pandemia, e sim um ganho permanente, que aumenta a capacidade de atendimento e de qualidade.
“É realmente um novo HGL, com equipamentos mais modernos, e com certeza uma equipe motivada pra atender a população de Linhares e todos que procuram atendimento no hospital. É muito importante ter novos equipamentos, porque além de melhorar a realização dos procedimentos, tendo um hospital moderno, humanizado e bonito ajuda a elevar a autoestima, tanto dos profissionais que trabalham no HGL, quanto dos pacientes e todos que utilizarem o serviço público”, afirmou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Para o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, o equipamento materializa a visão que Linhares tem sobre a gestão na área da Saúde. “Isso significa uma mudança de conceito, mas do que uma simples reforma. Aqui está incluída uma filosofia fundamental da saúde pública de Linhares. A relação direta da valorização dos servidores, a qualificação e o respeito às pessoas. A Prefeitura está fazendo um investimento público, num novo e moderno HGL, que com certeza trará mais conforto e qualidade no atendimento da população”.
A diretora geral do Hospital Geral de Linhares (HGL), Maria Bernadeth Braz, destacou a importância dos investimentos e do novo momento que o HGL passa a viver após esta série de intervenções, para a saúde da população. “O Município ganha muito com um novo hospital como este, que é referência em qualidade em todo Espírito Santo”, afirmou.
Por Alexandre Araújo
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março