Neste fim de semana, a comunidade de Vila de Regência Augusta, em Linhares, região norte do Espírito Santo, celebrará a memória de sua mais ilustre personalidade: o herói capixaba Caboclo Bernardo. A festa centenária acontece junto ao 30º Encontro de Bandas de Congo, que será realizada em uma pousada local e com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Linhares no YouTube.
A programação terá início no sábado, dia 12, com apresentação de Congo Mirim, a partir das 17 horas. O encerramento das festividades será no domingo (13), com a apresentação do Teatro Zé Grilo com a peça “O trabalhador brasileiro que não desiste nunca”, às 20 horas.
Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento será realizado conforme as orientações sanitárias de prevenção à doença, ou seja, em ambiente aberto, sem a presença de público e no formato live. No local, haverá controle de acesso dos prestadores de serviços e aferição de temperatura dos participantes. Ainda será disponibilizado álcool 70% e todos os envolvidos na produção do evento serão obrigados a utilizarem máscaras de proteção.
De acordo com os organizadores do evento, a live pretende beneficiar aproximadamente 3.000 pessoas, dentre eles moradores e turistas. “A festa de Caboclo Bernardo é um movimento cultural e folclórico que fortalece e preserva as tradições locais, gerando renda e oportunidades para a comunidade; além de fomentar a cadeira produtiva do turismo da Foz do Rio Doce”, destaca o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho.
O evento é realizado pela Associação Comercial e Agroindustrial de Regência (ACR), com o apoio da Prefeitura de Linhares e da Fundação Renova, por meio do Edital Doce.
Caboclo Bernardo: o herói capixaba
Bernardo Brumatti José dos Santos, conhecido como “Caboclo Bernardo”, foi um herói nacional, pescador, nascido na Vila de Regência que, em 1887, salvou 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil. A Festa do Caboclo Bernardo, desde 1930, está inserida na memória dos moradores e na história do Espírito Santo.
Durante a festividade, a Vila é toda voltada para contar a trajetória e homenagear a história e cultura local. No altar, junto às imagens de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, é exposta a foto do Caboclo Bernardo. Da mesma forma que reverenciam São Benedito, a comunidade reverencia Caboclo Bernardo, prestando-lhe a homenagem devida.
A figura do Caboclo Bernardo tornou-se maior que a história, e acabou por se integrar às lendas e à cultura do Rio Doce.
PROGRAMAÇÃO:
12/06 – Sábado
- 17 horas – Banda de Congo Mirim
- 17h20 – Banda Natividade Regência
- 19 horas – Banda Macucos
13/06 – Domingo
- 17 horas – Encontro de Bandas de Congo
- 17h50 – Teatro Auto do Caboclo Bernardo
- 19 horas – João Victor do Acordeon
- 20 horas – Teatro Zé Grilo “O Trabalhador Brasileiro Que Não Desiste Nunca”
Por Ívna Ferreira
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica
- 179 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD em todo o Espírito Santo
- Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023