
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, situada na cidade de Itaguaçu, região serrana do Espírito Santo, vem, ao longo deste mês de julho, ofertando a seus estudantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil por meio dos mapas. Com mais de 50 reproduções, a ação representa uma verdadeira cronologia gráfica do Brasil.
A coleção, que decorre por quatro séculos, começa nos primórdios europeus, passando pela cartografia brasileira inaugurada com a chegada da Família Real ao Brasil até os primeiros mapas políticos do século 20, mostrando explicitamente as mudanças ocorridas nas fronteiras do nosso território.
O professor de Geografia e responsável pela ação, Wander Zanotti, destaca que os mapas históricos traçam a história gráfica do Brasil, nos quais cartógrafos e geógrafos foram registrando a conquista de um continente, partindo do litoral para o interior, dos mapas imprecisos e incompletos à perfeita representação, eles definiram a imagem de um grande país.

“Iniciamos com o mais antigo mapa conhecido do Brasil, o mapa de Cantino, fragmento do Planisfério Português de autor anônimo, confeccionado clandestinamente por solicitação de Cantino, um comerciante e espião que contrabandeou segredos de estado portugueses para a Itália e mostra o que os portugueses conheciam do Brasil no ano de 1502. A faixa litorânea aparece com muitas informações e o mapa possui uma bela arte com florestas e araras da terra de Vera Cruz”, explicou Zanotti
Por Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março