
Foto: Comissão Especial de Agricultura e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Afonso Cláudio-ES
O secretário municipal de Agricultura de Linhares, na região norte do Espírito Santo, Franco Fiorot, foi um dos palestrantes do I Seminário de Agricultura Valorização do Agricultor, promovido pela Comissão Especial de Agricultura e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Afonso Cláudio. O Programa Municipal de Fruticultura foi o tema abordado no evento ocorrido nesta terça-feira (27).
Fiorot pontuou sobre a concepção do programa desde o início da sua elaboração, até a execução, estudos realizados, visitas técnicas a outros municípios referências de cada cultura (limão, uva, goiaba, açaí e cajá manga anão), treinamentos, por exemplo, e a fase que se encontra agora que é de colher os primeiros resultados do programa.
“Os resultados que temos colhido e a forma como o projeto foi concebido tem despertado o interesse em conhecer o programa implantado no município para valorizar pequenas porções de terra nas propriedades, movimentar a economia e promover a diversificação rural. Estamos felizes com os resultados iniciais e saber que Linhares tem se tornado referência para outros municípios e até mesmo outros estados”, pontuou o secretário.
O seminário contou com a presença de lideranças políticas, secretários de municípios vizinhos e de produtores.
Programa de Fruticultura
O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.
Por Valda Ravani
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março