
Trazido pelos escravos ao Brasil no período colonial, o congo é uma manifestação folclórica muito presente no Espírito Santo, reunindo ritos, danças e músicas, tocadas por tambores e demais instrumentos percussivos. Para celebrar a tradição, o deputado Doutor Hércules (MDB) protocolou o Projeto de Lei (PL) 467/2021, estabelecendo 26 de dezembro, data dedicada a São Benedito na fé católica, como o Dia Estadual do Congo.
A proposta altera a Lei 11.212/2020, que consolida a legislação em vigor referente a relevantes datas e assuntos de interesse público no Estado. A leitura da matéria já ocorreu em sessão plenária e agora o projeto será analisado pela Comissão de Justiça de forma terminativa, como estabelece o Regimento Interno.
Por se tratar de uma tradição genuinamente capixaba, o parlamentar explica que o congo merece uma data no calendário oficial do Estado. “Considera-se que o Espírito Santo possua uma ampla diversidade cultural: da miscigenação de costumes de algumas dessas etnias e da importância das práticas religiosas surgiu o congo, uma importante manifestação popular apreciada em vários municípios do Espírito Santo, associando-se também a essa manifestação as bandas de congo”, explica na justificativa do projeto.
O autor também fala sobre a importância da diversidade cultural e religiosa ser respeitada. “Pelo fato do Espírito Santo possuir diferentes e longas distâncias e ambientes naturais entre seus municípios, as articulações e os contatos terminam favorecendo as variações nas formas de manifestações e permanências culturais e religiosas em nosso Estado”, finaliza.
Por João Caetano Vargas
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.