Uma importante bailarina do Bolshoi, que recentemente denunciou a invasão da Ucrânia pela Rússia, está deixando o país para se juntar ao Ballet Nacional Holandês. Olga Smirnova, 30, disse na semana passada que era “contra esta guerra com todas as fibras da minha alma” e foi apoiada por outras bailarinas russas.
O Dutch National Ballet confirmou à BBC News na quarta-feira que Smirnova começará com eles imediatamente.
Seu diretor Ted Brandsen a descreveu como uma “dançarina excepcional”.
Smirnova tem um avô ucraniano e se descreveu como “um quarto ucraniana”.
Escrevendo no início deste mês, Smirnova disse: “Em um mundo moderno e iluminado, espero que as sociedades civilizadas resolvam questões políticas apenas por meio de negociações pacíficas.
“Nunca pensei que teria vergonha da Rússia, sempre tive orgulho do talentoso povo russo, de nossas conquistas culturais e atléticas.
“Mas agora eu sinto que foi traçada uma linha que separa o antes e o depois. Dói que as pessoas estejam morrendo, que as pessoas estejam perdendo os tetos sobre suas cabeças ou sejam forçadas a abandonar suas casas.
“E quem pensaria há algumas semanas que tudo isso aconteceria? Podemos não estar no epicentro do conflito militar, mas não podemos ficar indiferentes a essa catástrofe global.”
Por BBC News
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário