
Para fomentar o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte, Franco Fiorot, secretário de agricultura, aquicultura, pecuária e abastecimento de Linhares, região norte do Espírito Santo, firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). O acordo, lançado nesta quarta-feira (21), garante a distribuição de 600 doses anuais de material genético (sêmen) para inseminação artificial dos rebanhos do município.
A zootecnista do município, Luiza Forzza Miguel, explicou que o “+ Pecuária”, que é um programa de melhoramento genético inédito no Brasil, uma parceria entre Conafer e Alta Genetics, fornece aos agropecuaristas familiares linharenses o acesso a uma importante tecnologia na produção de rebanhos.
A iniciativa é uma oportunidade de levar ao produtor uma nova tecnologia reprodutiva, proporcionando ganhos positivos à pecuária do município com a utilização de material genético de ponta, como os da empresa também parceira do Programa Alta Genetics, que possuem animais superiores e selecionados dos melhores plantéis do país.
“Além do melhoramento genético, são muitas as vantagens de utilizar a inseminação artificial no rebanho, como o aumento na taxa de prenhez, redução do intervalo de partos, concentração dos nascimentos e desmame, facilitando o manejo da propriedade, padronização do rebanho e o aumento da produtividade”, explicou a zootecnista.
Por Valda Ravani
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário