Livro sobre trajetória da família Nico será lançado no Arquivo Público

Livros sobre histórias de famílias trazem o resgate não apenas de registros documentais, mas também de lembranças, vínculos e afetos. Para rememorar os caminhos percorridos pelos antepassados, o engenheiro civil e escritor Celso Luiz Caus vai lançar, na próxima terça-feira (08), às 18 horas, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), a obra “Família Nico: dos campos de Vicenza às florestas do Espírito Santo e Minas Gerais”.

Após lançar em 2016 o livro “Os Cauz/s”, que conta a história do ramo paterno do autor, surgiram solicitações para que ele se dedicasse também à família Nico, do lado materno, o que o motivou a iniciar a nova obra. “Nos meus tempos de criança, vivi muito próximo dos meus avós, ouvindo-os conversar e rezar no dialeto italiano, toando concertina e cantando músicas italianas. Sempre sonhei saber nossa origem”, disse Caus.

Segundo ele, o trabalho foi realizado por meio de pesquisas e, aproximadamente, 100 entrevistas, que proporcionaram a elaboração das mais de 730 páginas do livro, em que são abordadas as características da região dos Nico na Itália, a província da Vicenza; as trajetórias de alguns membros da família e as condições que os levaram a migrar para o Espírito Santo e Minas Gerais, no século XIX.

“As fotografias, os mapas e as árvores genealógicas disponíveis na obra permitem ao leitor visualizar, acompanhar e interagir com o que descrevo a cada momento. Tive o cuidado de transcrever fielmente as entrevistas das gravações e filmagens, importando-me com o que foi relatado, pois a fala tirada do fundo do coração traduz uma realidade contada por pessoas simples, honradas e que proporcionaram um registro ímpar que muito engradeceu o conteúdo deste livro”, ressaltou o escritor.

Por Jória Motta Scolforo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *