Exposição fotográfica ‘Origens’ chega à Casa dos Direitos

Foto: Divulgação

Até o dia 20 de dezembro deste ano, a Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães” recebe a exposição fotográfica “Origens”. O trabalho pedagógico foi desenvolvido com as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlos Alberto Martinelli de Souza, que fica em Gurigica, Vitória, capital do Espírito Santo. A atividade dos alunos foi realizada em alusão ao Novembro Negro e têm como objetivo criar o sentimento de pertencimento, a partir das experiências e do dia a dia da população negra.

A ideia de levar a exposição para a Casa dos Direitos foi da presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CRIAD), Keila Bárbara Ribeiro da Silva, que buscou levar o trabalho ao conhecimento de conselheiros e conselheiras não apenas do CRIAD, mas de todos os outros colegiados que compõem a Casa dos Direitos.

O professor de Arte Visual da turma que organizou a exposição, Davi Scardua de Aquino, explicou que a atividade é em alusão ao Mês da Consciência Negra —, no dia 20 de novembro, foi o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

“’Origens’ é uma exposição fotográfica que tem como ponto de partida a autoaceitação e o pertencimento. Pertencer constitui dividir características, vivências e experiências, uma vez que quem conhece suas origens sente-se pertencente ao meio, produtor de cultura, os fatores que incitam comportamentos afetivos, participativos e cooperativos e, ao mesmo tempo, enaltecendo a autoestima. Sempre trabalho com protagonismo e autonomia”, destacou o professor.

Segundo ele, a exposição é o resultado desse trabalho com a identidade racial. “O universo das artes é extenso. A gente trabalhou a pintura, o pontilhado, buscando origens africanas, até chegar à fotografia, com a caracterização que remete à cultura africana. Eles se divertiram muito”, explicou Rodrigues. A exposição também conta com o apoio dos professores João Emídio Rodrigues, Erika Schulz e Fernanda Fernandes, do turno matutino.

Por Juliana Borges


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *