Neste domingo (28), o Parque Cultural Casa do Governador, no Espírito Santo, estará movimentado com a intensa programação do Festival Parque Aberto. Durante toda a manhã, acontece uma oficina de confecção de máscaras do João Bananeira, personagem tradicional do congo de Cariacica. A música fica por conta do Grupo América 4 e do cantor e compositor Lula D’Vitória. A programação inclui ainda prática de yoga, com o instrutor Neander.
Além das atrações culturais, o passeio no parque é uma oportunidade para conhecer também as 21 esculturas monumentais de artistas capixabas e de outros estados, que estão instaladas no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. Tudo isso com entrada gratuita, a partir das 9 horas.
Ao todo, serão disponibilizados 700 ingressos nesta terça-feira (23), a partir do meio-dia, neste link. É preciso criar uma conta na plataforma Sympla, para retirar os ingressos (limite de duas unidades por CPF).
Uma novidade nesta edição do Festival Parque Aberto é a oficina com o mestre Valdeci, que vai ensinar o público a fazer máscaras do João Bananeira, trabalhando com formas de barro e utilizando materiais como papel jornal, cola, sacola plástica e tintas.
“Congo do Encantado: Oficinas de máscaras e indumentária do João Bananeira”, realizada pelo projeto VozesViolaseViolões, vai acontecer das 9h às 12h e será aberta ao público presente. Serão oferecidas 20 vagas (preenchidas por ordem de chegada), e os interessados em participar poderão se inscrever no dia do evento, na própria área da oficina.
Serão oferecidas 20 vagas, e os interessados em participar poderão se inscrever no dia do evento, no próprio local da oficina. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
A programação do festival conta ainda com prática de yoga com o instrutor Neander. A atividade será realizada com os participantes que se inscreveram para a edição do dia 30 de abril, que foi adiada devido à chuva. As pessoas que se candidataram na ocasião estão com suas inscrições validadas (confira aqui a lista dos selecionados).
Entre as atrações musicais, está o Grupo América 4, formado por artistas de diferentes países da América Latina. Com mais de três décadas de estrada, o grupo apresenta ritmos e melodias que fazem uma síntese entre os sons da música andina e do folclore brasileiro.
Na sequência, celebrando 40 anos de carreira, o cantor e compositor Lula D’Vitória se apresenta no parque. Com um repertório que une canções próprias e de outros autores capixabas, ele será acompanhado por um time de músicos virtuosos: Léo Carvalho, no violão; Carlão Ferruth, no contrabaixo; e Beto Fachetti, na percussão. O show conta ainda com participação especial de Clevinho Nunes, do grupo Beco 48.
Por Tiago Zanoli
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário