Inovalab Colatina divulga desafios de sete empresas do Norte do ES 

Foto: Edson Negrelli/Prefeitura de Colatina

Os novos desafios do Inovalab Colatina – 2ª edição já estão disponíveis para propostas de solução. Sete empresas da região Norte do Espírito Santo, parceiras do programa, apresentaram suas demandas para que startups, empreendedores, pesquisadores e/ou estudantes submetam suas propostas de produto ou serviço. 

Laboratórios Bagó, Frisa, o município de Colatina, Pretti Viação, Unimarka, Unimed Noroeste Capixaba e Santa Maria Luz e Força trouxeram desafios dos mais variados segmentos, que vão desde sistema de qualidade, logística, comercial, produção, financeiro, centro de operações e call-back, contabilidade, administração de vendas, faturamento e entrega, controladoria, laboratório, TI, entre outros.  

Cada projeto aprovado receberá até R$ 40 mil em recursos financeiros para aplicação no desenvolvimento de provas de conceito. Ao todo, serão mobilizados cerca de R$ 700 mil em recursos financeiros e econômicos. 

O programa, pioneiro em inovação aberta no interior do Estado, é uma parceria entre o Findeslab e a Prefeitura de Colatina e conta, nesta edição, com o aporte do Movimento Capixaba pela Inovação (MCI), por meio do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).  

“Nosso objetivo é continuar promovendo a inovação aberta e o empreendedorismo industrial, conectando desafios das empresas de Colatina a soluções inovadoras”, ressaltou a gerente de Inovação do Findeslab, Bianca Souza. 

Conheça os desafios apresentados por cada empresa parceira: 

  • Laboratórios Bagó: melhorar o controle de documentos do sistema da qualidade para minimizar os erros no processo e garantir o fluxo adequado desta documentação.  
  • Frisa: Como podemos otimizar o processo de devolução para reduzir perdas e melhorar a comunicação? 
  • Prefeitura de Colatina: Como melhorar o acompanhamento visual de obras para otimizar o processo de fiscalização? 
  • Viação Pretti: Como podemos aumentar o número de passageiros das linhas para melhorar o índice de ocupação dos veículos? 
  • Unimarka: Reduzir o tempo de resposta, por meio de autoatendimento, para melhorar o relacionamento com o cliente? 
  • Unimed Noroeste Capixaba: Melhorar o autoatendimento dos clientes Unimed para diminuição do trabalho manual. 
  • Santa Maria Luz e Força: Identificar e monitorar os principais indicadores de continuidade de energia para priorizar as demandas nos processos do centro de operações. 

Com base nos critérios do edital, os pré-selecionados serão divulgados no dia 05 de março e o resultado final será anunciado no dia 28 de março.  

Depois, ocorre a estruturação de um plano de trabalho e a execução do projeto. Durante todo o processo, o Findeslab vai adotar métodos de aceleração, para o desenvolvimento tecnológico de provas de conceito de produtos, processos, serviços e negócios inovadores.  

Os projetos selecionados terão seis meses de acesso à rede de mentores e especialistas para apoio no desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking Findeslab. 

Além disso, outro benefício do programa é a oportunidade de validação de uma ideia com redução de riscos, além da visibilidade e divulgação da startup. 

A primeira edição do programa foi lançada em 2022 e contou com a participação de 12 empresas demandantes. Alguns resultados do Inovalab Colatina – 1ª edição foram: mais de 35 desafios; 136 propostas inscritas; mais 15 negócios gerados; e mais 6 projetos. 

Por Natália Magalhães | Com informações de Carol Laranja


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *