Com regência e direção musical do maestro João Carlos Martins, o Senado Federal realiza, no dia 25 de março, o espetáculo artístico e musical “Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”. O evento faz parte das comemorações do bicentenário da Casa e será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A diversidade cultural do Brasil estará presente no espetáculo. É o que garante o maestro, que aponta a arte e a cultura como instrumentos para a conscientização da importância da democracia.
— O roteiro está sendo elaborado há meses. E certamente é um roteiro para marcar, não os 200 anos do Senado, mas para marcar a história do Senado brasileiro. Como sensibilizar para o que o Senado representa? A importância do debate, a importância do pluralismo, a importância da democracia? É possível que um concerto, um grande evento, traga as pessoas mais perto desses valores? Evidentemente.
Sob a regência do maestro, a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP executará obras que representam o Brasil, com participações em momentos especiais dos solistas Juliana Taino, Jean William e Raquel Paulin.
João Carlos Martins destaca o repertório sinfônico, com a abertura do “Guarani”, uma obra que “ficou no ouvido de todos os brasileiros durante décadas e décadas na abertura da Voz do Brasil”, lembra. “Trenzinho do caipira” e o Prelúdio das “Bachianas brasileiras n. 4”, de Villa-Lobos, compõem o roteiro que ainda inclui obras de Chiquinha Gonzaga, Dorival Caymmi, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque e Rita Lee.
O espetáculo terá entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados por meio de plataforma eletrônica.
Transmissão
A TV Senado, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), vai transmitir a apresentação ao vivo por sinal aberto e pelo YouTube para todo o Brasil. O canal SESC Brasil no YouTube e o canal do SescTV também transmitirão o evento.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, Roberto Tadros, ressalta que o apoio para a realização do concerto é motivo de orgulho para a instituição. Tadros afirma que a comemoração dos 200 anos do Senado tem importância inestimável para a história do país.
— O Senado traz em sua trajetória discussões e debates que permitiram o avanço de nosso país em diversas questões. Fatos marcantes para a economia, como a recente aprovação da reforma tributária, e também de grande alcance social, como a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, compõem sua narrativa histórica, com impacto na vida dos mais de 190 milhões de brasileiros. Um trabalho que tem sintonia com a atuação do Sistema Comércio e seu compromisso em prol do desenvolvimento social e econômico do país — acrescenta.
O espetáculo “Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro” também será transmitido pela Rádio Senado.
Ações do bicentenário
A programação do bicentenário do Senado Federal é extensa e inclui, ainda, ações legislativas e culturais voltadas para diversos públicos. Dentre elas, está o Seminário Internacional “Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital”, distribuição de material didático em todo o país e exposições interativas inéditas.
Para a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, os eventos programados possibilitarão ampliar o conhecimento sobre a função do Senado e principalmente fazer com que a democracia seja debatida e comemorada.
— O objetivo não é apenas comemorar, é transformar o bicentenário do Senado Federal numa oportunidade de fortalecer a cidadania e de valorização da democracia em nosso país — explicou.
Por Agência Senado
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário