Cultura | ES
A entrada é gratuita
O município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo, vai marcar presença, mais uma vez, na Feira dos Municípios, que será realizada entre os dias 6 e 9 de junho no Parque de Exposições de Carapina. A entrada é gratuita.
A tradicional festa capixaba este ano terá o tema “Encontro das Origens Capixabas” e o estande de Linhares vai homenagear um dos ícones da sua história e cultura, a pintora primitivista Nice Avanza. Uma exposição de telas da artista estará aberta para visitação no espaço.
Todo o estande vai destacar a pintura primitivista (naif) de Nice que retratava o cacau em suas telas, marca registrada de sua produção criativa. Aliás, “os frutos de ouro” estarão presentes na decoração do estande.
Além disto, o estande vai contar com degustação de chocolates da marca Rio Doce, já que Linhares é o maior produtor de cacau do Espírito Santo e possui amêndoas premiadas no Salão de Chocolate de Paris, além da cachaça Princesa Isabel também reconhecida internacionalmente, e do Caffé Speranza, já que Linhares é um dos principais produtores de café conilon do Brasil.
O estande de Linhares também terá a participação de dois guias: Reuber Nascimento, presidente da Serlihges (Seccional Regional Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo) e Nágila Alves, servidora da secretaria municipal de Cultura e Turismo, que contarão aos visitantes sobre a história, as belezas e curiosidades da cidade.
“É uma honra para a Prefeitura de Linhares prestar essa homenagem para esse ícone da cultura linharense e queremos fortalecer o legado dela para os capixabas durante a tradicional Feira dos Municípios”, garantiu a secretária municipal de Cultura, Jussara Carvalho de Oliveira.
A Feira dos Municípios terá a participação dos 78 municípios capixabas, com atrações musicais de artistas do Estado, manifestações culturais, restaurantes, cervejarias e parque de diversões. Nos dias 06 e 07, a festa vai das 14h às 22h; no dia 08, das 10h às 22h; e no dia 09, das 10h às 18h.
O evento é uma iniciativa do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e das Secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).
Nice Nascimento Avanza
Nice Nascimento Avanza nasceu em 1º de julho de 1938 em Vitória e faleceu em 15 de maio de 1999 em São Paulo.
Na época do falecimento, residia no Pontal do Ipiranga, balneário de Linhares que ela ajudou a impulsionar desde o início de sua urbanização, em 1989.
Aos 9 anos passou a residir na cidade de São Paulo, onde começou a trabalhar e casou pela primeira vez. Retornou para Vitória na década de 1960 e, incentivada por amigos, passou a pintar. Realizou a primeira exposição em 1969, no antigo Museu de Arte Moderna do Espírito Santo.
Casou nesse período com o produtor rural José Augusto Avanza e a partir daí participou de exposições em diversos estados do Brasil e no exterior. Mudou-se para Linhares em 1971 e deu ênfase à pintura de trabalhadores e frutos, com destaque para o cacau, marca registrada de sua produção criativa.
A propósito, o sucesso como “pintora do cacau” fez com que o conjunto de sua obra sobre o tema passasse a ser chamado de “frutos de ouro”.
A obra de Nice é habitualmente classificada como primitivista, naïf ou ingênua, por ter sido alheia às correntes instituídas no campo artístico, mas resiste a classificações fáceis, em razão da sua originalidade.
Recebeu vários prêmios ao longo da carreira, em vários estados, aí incluídos o Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo. O centro cultural de Linhares (Centro Cultural Nice Avanza) recebeu o seu nome, assim como o Riozinho do Pontal do Ipiranga (pontal de Nice).
Gostava muito de cantar e se inspirava em seu cotidiano para desenvolver os temas de suas obras. A pintura que fez na Igreja Católica, no Centro de Linhares, até hoje repercute, em razão de sua originalidade e tem o título de “Festa no Céu”.
Por Alexandre Araújo
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário