Agronegócios | ES
Com visitação aos parreirais, colheita e comercialização da fruta, música, quadrilha e feira de produtos típicos, evento será nos dias 15 e 16 de junho
A Festa da Colheita da Uva, no distrito de São Rafael, já tem data marcada: será no dias 15 e 16 de junho. Com uma programação diversificada, a festa na Comunidade São Judas, que já virou tradição em Linhares, contará na programação, além da visitação ao parreiral, com apresentação musical, quadrilha e feira de produtos típicos.
O parreiral do produtor Giovani Rigoni será aberto à visitação no sábado, dia 15, a partir das 8 horas para visitação e comercialização da fruta. O produtor hoje conta com 400 plantas e a previsão é colher em média 4 toneladas da fruta nessa temporada, a quinta colheita já realizada por ele no Programa Municipal de Fruticultura de Linhares. A caixa da uva será vendida a R$ 25,00.
“Estou animado com mais uma colheita. Estamos começando agora a investir no agroturismo e eventos como estes divulgam a nossa região e favorece a geração de renda para as famílias, além de valorizar nossas raízes”, disse o produtor.
Na programação, também haverá dia de campo com oficina de plantação de uva e sua lucratividade, no parreiral do Giovani, ainda no sábado, às 13 horas, informou o secretário de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento Linhares, Fabrício Fardin.
“O evento já se tornou tradição e vem movimentando o agroturismo na região. A oficina é aberta à participação dos produtores, para que mais pessoas engajem no programa e, assim, o Polo Alto São Rafael se expanda cada vez mais. Fortalecer o polo, além de gerar venda às famílias, enaltece a região que é rica em belezas naturais e culturais”, frisa o secretário de Agricultura.
A secretária de Cultura e Turismo de Linhares, Jussara Carvalho de Oliveira, destaca que a região de montanha de São Rafael já é uma rota consolidada do agroturismo de Linhares. “A festa é um marco do início da colheita da uva que transformou essa região com uma visão empreendedora. Estamos homenageando a comunidade, o pessoal do agro, produtores de uva da melhor qualidade. É a oportunidade que os linharenses e os turistas têm de conhecer essa experiência e colher uvas direto do parreiral”, reforçou Jussara.
Por Alexandre Araújo
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário