Para os admiradores da música sertaneja “raiz”, o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, Vila Velha, apresenta uma programação imperdível, neste domingo (09), durante o Festival Parque Aberto. Vão se apresentar Jean da Viola, com o projeto “Uma Viagem Musical nos Braços da Viola” e o grupo Viola Dourada.
Os portões do Parque estarão abertos às 9h, com entrada permitida até o meio-dia. Ao todo, serão disponibilizados 2.000 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (05) limitados a duas unidades por CPF.
Clique aqui e garanta o seu ingresso – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada na plataforma. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
O músico Jean da Viola apresenta o projeto “Uma Viagem Musical nos Braços da Viola”, realizado por meio do Edital 013/2022 – Seleção de Projetos de Difusão Musical no Espírito Santo, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). O espetáculo é uma viagem pela história da música caipira desde o período colonial até os dias atuais.
Nas apresentações serão priorizadas questões como acessibilidade. Além de gratuitas, as apresentações são direcionadas para os públicos de todas as idades com classificação livre.
O grupo Viola Dourada foi formado no município de Muniz Freire pelo músico Marcelo Favoreto há 10 anos, e se dedica à interpretação dos grandes clássicos da música sertaneja de raiz, performances de viola instrumental e também temas autorais. Mantendo viva a tradição da Cultura Caipira.
Marcelo Favoreto é compositor, violeiro, violonista. Ele preside a Associação do Festival de Viola de Muniz Freire e é membro do Conselho de Cultura de Muniz Freire-ES, além de idealizador e organizador do Festival Nacional de Viola de Muniz Freire. O músico tem participação em diversos festivais de viola, como competidor e jurado. Marcelo teve recentemente seu projeto aprovado no Funcultura Edital 19/2021 Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical no Estado do Espírito Santo.
Esculturas
Além das atrações do Festival Parque Aberto, o público poderá conhecer também as 15 novas obras artísticas recém-lançadas no local. Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023, para selecionar propostas artísticas visando às exposições permanentes e temporárias do parque.
Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia. Clique aqui para conhecer os novos trabalhos em exposição no Parque Cultural Casa do Governador.
Por Danilo Ferraz e Karen Mantovanelli
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário