Cultura | ES
Desde 2015, a Rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória, região metropolitana do Espírito Santo, tem um encanto a mais com o Sarau da Barão, que reúne, toda primeira quinta-feira do mês, poetas, músicos e artistas capixabas para um momento de muita poesia. Idealizado pela produtora cultural Ruth Rangel, o projeto completa nove anos no próximo dia 04 de julho.
Para comemorar essa data tão simbólica, haverá uma edição especial do Sarau da Barão que vai ocupar o Chafariz da Capixaba, na entrada da Gruta da Onça. O evento vai contar com performance das artistas Elaine Augusta, Érica Carneiro e Ronald Alves, além de apresentações musicais com a Banda São Trio e Maicon 7cordas. A celebração também terá uma feira de produtos culturais de diversos artistas capixabas.
“Sempre que penso no Sarau eu me emociono. Há 9 anos, toda primeira quinta-feira do mês, encontro, reencontro e conheço pessoas que assim como eu são apaixonadas pela poesia. É um projeto que se transformou ao longo dos anos e vai sempre se renovando, mas sem perder sua essência de promover encontros poéticos na Capital do Espírito Santo”, comenta a idealizadora do Sarau da Barão, Ruth Rangel.
O projeto Sarau da Barão – Território Literário conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de Difusão Literária, da Secretaria da Cultura (Secult) e apoio da Prefeitura de Vitória.
O Sarau da Barão
O Sarau da Barão é um evento tradicional que acontece toda primeira quinta-feira do mês na calçada da Rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória. Ao longo desses nove anos, o Sarau já se tornou o ponto de encontro de escritores, poetas, artistas e amantes da literatura. Os encontros são sempre gratuitos e abertos ao público, sendo um espaço que envolve poesia, música, diálogos e entretenimento.
Em 2021, o Sarau da Barão foi certificado com um Ponto de Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo/Secretaria da Diversidade Cultural, mas, desde seu surgimento, o Sarau desenvolve ações que estimulam e fomentam a produção literária e difundem a prática da escrita e leitura.
O projeto já recebeu o lançamento de diversos livros de autores capixabas ou que aqui residem. Desse modo, o Sarau da Barão se configura como um espaço tanto de democratização do acesso quanto de difusão da produção literária, pois busca potencializar a produção autoral e a visibilidade de autores locais.
Por Tati Beling e Danilo Ferraz
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário