Cultura
Pela segunda vez, companhia apoia a iniciativa em prol da biodiversidade e preservação das onças-pintadas
No ano em que completa 100 anos, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir de eucalipto, apresenta junto com a Artery a exposição de arte Jaguar Parade Rio de Janeiro 2024, da qual a companhia é patrocinadora master. A intervenção artística urbana, que nesta edição reúne 63 esculturas estilizadas de onças-pintadas, acontece de 12 de julho a 11 de agosto em diversos pontos turísticos da cidade, é aberta ao público e gratuita.
A Jaguar Parade é um movimento artístico que tem como propósito arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat. Nesta edição, a Suzano está patrocinando 15 esculturas, das quais cinco inéditas e exclusivas, que serão pintadas e apresentadas em diferentes locais do Rio de Janeiro, como o Parque Lage e o Pão de Açúcar. As esculturas serão feitas por renomados artistas, incluindo Mel Mancini, Antonio Vieira, Anna Drewanz (Anninha), João Francisco de Assis Júnior (Jota João), além de uma onça criada por estudantes de baixa visão ou surdocegos do Instituto Benjamin Constant (IBC), instituição brasileira de referência nacional na área de educação e reabilitação de pessoas com deficiência visual, que contará com um totem exclusivo, escrito em braille, e fonte aumentada.
Ao final da exposição, as esculturas selecionadas pela companhia serão leiloadas e irão beneficiar as entidades Onçafari, Ampara Silvestre e Panthera Brasil, todas dedicadas à proteção das onças e suas paisagens, em especial no Pantanal e na Amazônia. Os recursos gerados pelo leilão da onça sensorial serão revertidos para o programa de Bolsa de Estudos da EAV Parque Lage, uma das principais escolas de arte do Brasil e da América Latina.
“Estamos muito felizes em participar mais uma vez deste movimento que tem enorme conexão com a atuação da Suzano em prol do meio ambiente e conservação da biodiversidade, pois acreditamos que é uma forma de proteger o nosso futuro”, diz Isabel Masagão, gerente de Comunicação e Marca da Suzano. “Nós temos como meta conectar, até 2030, meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a preservação nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia, o equivalente a quatro vezes a área da cidade do Rio de Janeiro”, complementa.
A exposição democratiza a arte e sensibiliza o público para a importância da preservação da biodiversidade, refletindo os valores e compromissos da Suzano. Somente em 2023, a companhia promoveu a conexão de 55.654 hectares de fragmentos florestais, implementou 103 hectares de manejo de eucalipto com modelos biodiversos e restaurou 300 hectares ao longo dos corredores ecológicos.
Serviço: Jaguar Parade 2024
-Data: 12 de julho a 11 de agosto
– Locais de exposição das esculturas patrocinadas pela Suzano no Rio de Janeiro:
- Pão de Açúcar
- Praça General Tiburcio S/nº
- Av. Atlântica, 7637 – Copacabana
- Av. Atlântica, 4240 – Copacabana
- Av. Vieira Souto, nº 350 – Posto 9
- Av. Niemayer – Mirante do Leblon
- Praça Mauá, nº 5 – em frente Museu de Arte do Rio – MAR
- Praça Mau, nº 1 – em frente Museu do Amanhã
- Rua Jardim Botanico, nº 414 – Parque Lage (Escola de Artes Visuais)
- Av. Men de Sá, 30 – Arcos da Lapa, s/nº
- Av. Lucio Costa, nº 772
- Comunidades (Lonas da Prefeitura)
- Av. Borges de Medeiros, 1720 – Parque dos Patins
- R. Murtinho Nobre, 169 – Parque das Ruínas
- Praça Cazuza, S/nº
– Aberto ao público
– Para mais informações, acesse: https://jaguarparade.com/rio2024/
Por Vítor De Vincentis| P6 Comunicação
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário