Hucam-Ufes tem mais de 400 pesquisas científicas em andamento

Gestores e pesquisadores do Hucam celebram troféu do projeto Onco-Genomas Brasil | Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Hucam-Ufes/Ebserh) é, além de instituição fundamental no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), importante centro de pesquisas na área da saúde. No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (08/07), conheça a relevância do Hucam-Ufes e da Rede Ebserh na área da ciência.

Atualmente há mais de 400 pesquisas científicas em andamento no Hucam. São trabalhos em variadas linhas de pesquisa, com impactos em diversas áreas da ciência em geral e da medicina, como mapeamento do câncer de mama  e de próstata no sistema público brasileiro; estimulação do sistema His-Purkinje versus estimulação biventricular na ressincronização cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva; avaliação do impacto do componente genético como fator de risco para doença cardiovascular aterosclerótica na população brasileira; efetividade e segurança das vacinas COVID-19 distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização️: estudo de coorte multicêntrico em profissionais de saúde.

“A importância das pesquisas clínicas no Hospital Universitário se justifica pelo papel formador que ele tem e construtor do conhecimento técnico-científico por se tratar de um hospital dentro de uma universidade federal. Nós temos então várias residências onde o aprendizado novo, a criação de novos conceitos voltados para o atendimento à saúde e particularmente para o SUS, que é a nossa dedicação integral, faz com que a pesquisa tenha um destaque muito importante, trazendo, como alguns dos projetos mostrados aí, propostas novas de atendimento de melhoria na qualidade da assistência para o Brasil todo”, afirma a gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam-Ufes, Glaucia Rodrigues de Abreu.

Nos últimos cinco anos o Hucam-Ufes tem mantido acima de 250 pesquisas cadastradas anualmente. Em 2020 foram 225 estudos, em 2021 foram 253; no ano seguinte (2022) 295 projetos; em 2023 foram 357 pesquisas cadastradas; e em 2024 (até o momento) quase 200 projetos.

Recentemente o Hucam-Ufes ganhou o troféu “Top Recrutador do Projeto Onco-Genomas Brasil 2023”, como centro de pesquisa que mais recrutou pacientes oncológicos no Brasil no estudo do Proadi-SUS. Esse projeto é um estudo gratuito, voltado para os pacientes fazerem testes genéticos oncológicos que não estão disponíveis no SUS.

As pesquisas clínicas e as inovações tecnológicas são pilares fundamentais em todos os Hospitais Universitários Federais (HUFs) administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os HUFs são hospitais-escola – instituições de saúde que prestam atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – mas com a missão de formar profissionais na área da saúde, oferecendo residências, preceptorias e estágios, e também desenvolver pesquisas clínicas, acadêmicas e tecnológicas, uma vez que contam com profissionais, pesquisadores e docentes altamente qualificados.

Por isso, todos os HUFs têm em sua estrutura organizacional Gerências de Ensino e Pesquisa (GEPs), que abrigam Setores de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Unidades de Gestão da Pesquisa e Unidades de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde.

Dentro das GEPs há o PIC (Programa de Iniciação Científica), o PIT (Programa de Iniciação Tecnológica), o NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde), Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Extensão, Centros de Ensino Baseado em Simulação ou Centros de Simulação Realística, Unidades de E-saúde, entre outras segmentações voltadas ao fomento das pesquisas.

A partir das pesquisas se originam conhecimentos e ideias que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras e que, por sua vez, irão gerar desenvolvimento e bem-estar à sociedade.

O Hucam-Ufes faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Por Duilo Victor


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *