Agronegócios
Quem não acompanhou o evento de lançamento das cultivares de soja BRS 7881 IPRO e de sorgo forrageiro BRS 661 durante a AgroBrasília 2024, feira de tecnologias agropecuárias realizada de 21 a 25 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Distrito Federal, agora pode conferir as gravações das apresentações do pesquisador André Ferreira, da Embrapa Cerrados, e do analista Frederico Botelho, da Embrapa Milho e Sorgo (MG).
A cultivar de soja BRS 7881 IPRO é um material transgênico que se destaca pelo elevado potencial de rendimento de grãos e tolerância às principais doenças da cultura da soja, com alta adaptabilidade. Apresenta estabilidade de produção no DF e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e da Bahia. Em condições de campo, alcançou produtividade de mais de 90 sacas/ha. É indicada tanto para o cultivo irrigado, quanto sequeiro, sendo exigente em áreas de alta fertilidade. A cultivar tem ciclo variando entre 116 e 127 dias e grupo de maturidade 7.8, o que viabiliza, em alguns locais, a segunda safra de milho.
A nova cultivar é tolerante ao nematoide de galhas (M. javanica), resistente ao nematoide de cisto da soja (NCS raça 3), além de possuir resistência ao cancro da haste, mancha olho de rã e pústula bacteriana. No vídeo, André Ferreira apresenta as principais características do novo material, como a resistência ao acamamento e o crescimento indeterminado, além das recomendações de plantio.
Assista ao vídeo de lançamento web: https://www.youtube.com/watch?v=TwvBnMulf9I
Sorgo forrageiro
A nova cultivar foi desenvolvida para atender à demanda por cultivares com potencial produtivo superior, especialmente para sistemas de produção de silagem com baixo custo. É uma opção para pecuaristas e agricultores, proporcionando alta produtividade de massa verde (superior a 70 t/ha) com excelente qualidade nutricional. O ponto de colheita é alcançado por volta de 110 a 130 dias após o plantio, dependendo da região, e a cultivar tem alta capacidade de rebrota.
Os sorgos forrageiros também são considerados excelentes opções de palhada para o Sistema Plantio Direto, e cultivares como a BRS 661 produzem um alto volume de massa, o que pode contribuir significativamente para a estruturação do sistema de produção, como afirma Frederico Botelho na apresentação do material.
A BRS 661 é recomendada para a safra de verão e segunda safra. A adaptabilidade a diversos sistemas de produção de forragem torna o material uma escolha versátil e estratégica para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, onde é recomendada. São características de destaque da cultivar a alta produtividade de matéria verde; a tolerância ao acamamento; a tolerância ao estresse hídrico; a tolerância ao alumínio; a alta capacidade de rebrota; e a boa sanidade foliar.
Assista ao vídeo de lançamento web: https://www.youtube.com/watch?v=WoEAof34OHs
Por Breno Lobato
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário