Embrapa participa da Expovitis Brasil 2024, feira de viticultura, enologia e enoturismo

De hoje a domingo, o público de Brasília e visitantes poderão conhecer produtos de 70 vinícolas brasileiras e degustar mais de 250 vinhos produzidos no País na Expovitis Brasil 2024, Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo.

Para se familiarizar com a diversidade e os terroirs dos produtos nacionais, os participantes poderão degustar cerca de 250 rótulos. Entre eles, estão o vinho branco da Embrapa Uva e Vinho (RS) feito com a variedade de uva BRS Lorena, o tinto, com a uva BRS Magna, e três sucos de uva integral, das variedades BRS Rubea, BRS Magna e outro da BRS Cora.

A BRS Lorena é a variedade híbrida de maior sucesso entre as uvas desenvolvidas pela Embrapa, destacando-se principalmente por sua produtividade, doçura e potencial enológico. Trata-se de uma cultivar de uva branca, com sabor moscatel, indicada para a elaboração de espumante moscatel, vinho branco frisante, vinho branco de mesa, vinho licoroso, suco integral e suco frisante. É indicada para produção nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

A BRS Magna pode ser usada tanto na elaboração de suco integral, quanto concentrado, além de vinho. Destaca-se pelo sabor aframboesado e altos teores de açúcar e conteúdo de matéria corante. Tem ampla adaptação climática, podendo ser cultivada nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Para os sucos, foram utilizadas a BRS Rubea e a BRS Cora. A primeira apresenta intensa cor violácea e características de aroma e sabor de alta qualidade para sucos. Também pode ser usada para elaboração de vinho tinto, sendo uma boa opção para o clima temperado da região Sul do Brasil. Já a BRS Cora tem boa relação açúcar/acidez, intensa cor violeta e sabor aframboesado. A planta se adapta bem às regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Na programação de palestras e reuniões técnicas, no sábado (20), o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Giuliano Pereira, apresentará as novas tecnologias da Embrapa para a vitivinicultura, no painel Tecnologias, Pesquisas e Perspectivas para a Vitivinicultura Brasileira. Também participará o pesquisador e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Frederico Novelli, que abordará o manejo de dupla poda na videira.

No estande da Embrapa, além de degustar vinhos e sucos, os visitantes poderão conhecer as tecnologias para produção de uvas na região e ainda pesquisas com outras espécies frutíferas desenvolvidas pela Embrapa Cerrados (DF), como pitaya, baru, maracujá e pequi.

Todos os dias serão oferecidas palestras, além de uma programação cultural, com shows musicais, e gastronomia. Outro atrativo da feira são as visitas aos vinhedos e vinícolas da região.

Por Juliana Miura


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *