Projeto ‘InterAção’ abre inscrições para curso on-line e gratuito de formação em educação e esporte inclusivos

Esportivamente Aula de Comunicação Acessível e Linguagem Inclusiva | Foto: Divulgação


Instituto Incluir, organização do 3º Setor com sede no Rio de Janeiro e projetos por todo o país, abre inscrições para mais uma edição do Projeto InterAção – curso gratuito que visa oferecer formação continuada a profissionais de diversas áreas em educação inclusiva e esporte adaptado. Aplicado no formato on-line, o curso tem duração de dois meses para cada turma e amplo conteúdo sobre aspectos históricos, pedagógicos e sociais da pessoa com deficiência. Elaboradas e desenvolvidas por professores doutores e pesquisadores, as aulas da segunda turma  acontecem entre os dias 04 de setembro e 02 de outubro, sempre às quartas-feiras, das 18h às 22h, e oferecem conteúdo teórico e exemplos de práticas.

Com carga horária de 60 horas, o InterAção tem como objetivo ampliar o fomento a práticas que possibilitem acessibilidade e equidade a pessoas com deficiência em diferentes espaços sociais, em todo o território nacional, proporcionando inclusão e participação social para crianças, jovens e adultos com e sem deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, em espaços formais e informais de ensino.

A iniciativa é composta de cinco aulas síncronas e assíncronas, online e ao vivo, divididas em cinco módulos trabalhos desenvolvidos de forma assíncronos, além de visitas técnicas às universidades parceiras.

“O curso foi estruturado para proporcionar aos participantes um entendimento aprofundado sobre essas áreas, por meio de aprendizado teórico e produção de material científico e metodológico, além dos desdobramentos gerados, promovendo a aplicação prática dos conceitos aprendidos. O conteúdo plural, a troca de experiências, as parcerias diversas e o networking, além de materiais diversos e interatividade ao vivo, tornam a experiência de aprendizado enriquecedora e significativa para todos os participantes”, destaca a fundadora do Instituto Incluir, Carina Alves.

Para mais informações e inscrições, o cursista pode acessar o link https://institutoincluir.com.br/, disponibilizado no site e nas mídias sociais do Instituto Incluir e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI), no site https://lepedi-unirio-ufrrj.com.br/.

“O curso foi uma verdadeira transformação em minha vida aprendi, pois não apenas sobre as diferentes realidades e desafios enfrentados por essas pessoas, mas também sobre suas habilidades de força e determinação inabaláveis. Pude vivenciar de perto a magia da superação, da cooperação e da diversidade. Cada passo dado, cada vitória e cada conquista dos atletas com deficiência me mostraram que as barreiras podem ser derrubadas e os limites podem ser superados, quando a dedicação, o respeito e a oportunidade são iguais”, ressalta Leonídia, que acrescenta:

“O esporte se revelou uma poderosa ferramenta de inclusão capaz de unir pessoas, quebrar estigmas e promover a igualdade de oportunidades. Estou comprometida em continuar contribuindo para a construção de um mundo mais inclusivo, onde cada indivíduo seja valorizado por suas habilidades e potencialidades, independentemente de quaisquer limitações. Agradeço por ter tido a oportunidade de mergulhar nesse universo enriquecedor e por poder fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência. Que cada passo dado em direção à inclusão seja um passo rumo a um mundo mais justo, simpático e acolhedor para todos”.

Graduanda em psicopedagogia e cursista do InterAção, Priscylla Malaquias ressalta a qualidade do conteúdo e dos professores, que, segundo ela, foram cruciais para vislumbrar um leque de possibilidades para seu desenvolvimento acadêmico e profissional:

“As aulas foram extremamente dinâmicas e interativas, conduzidas por professores e mestres que dominam profundamente os assuntos abordados. Agradeço imensamente por essa iniciativa e espero sinceramente que o Instituto Incluir continue proporcionando crescimento acadêmico para todos os que buscam se aprimorar. Parabéns a todos os envolvidos por abrir essas janelas do conhecimento e possibilitar que tantas pessoas alcancem novos horizontes na graduação e carreira profissional, esse incentivo é primordial”, salienta Priscylla.

A perspectiva da edição de 2024 do Interação é de impactar mais de 150 beneficiários diretos e 600 indiretos, envolvendo mais de 7 mil atendimentos diretos e cerca de 25 mil indiretos, alcançando mais de 150 pessoas.

A iniciativa conta com diversos parceiros, como professores doutores, Pesquisadores e Mestres especialistas nas suas áreas de atuação, além das universidades Federal do Rio Grande Sul, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (UFRRJ e LEPEDI). E os seguintes patrocinadores:  Itaú, Deloitte, Metso e MinasLigas.

Por Camila França


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *