Cultura | BA
Localizado em Alagoinhas, o Oyá L’ade Inan terá exposição, exibição de vídeo, bate-papo, poesia, oficina e shows musicais
Conhecido por ser ponto de encontro, formação e mobilização artística na cidade de Alagoinhas, o Oyá L’ade Inan – Ponto de Cultura apresenta o projeto “Ponto de Cultura em Movimento – Quilombos Contemporâneos”, que vai abrir o mês de setembro com uma programação artística variada e inteiramente gratuita. No dia 1º, acontecerá mais uma edição do Ilê Acústico com a banda soteropolitana Trinca de Paz e um bate-papo sobre Acessibilidade. Já no dia 06, acontece o Sarau Negras Noites com rodadas de poesia com Turmalinah, Anny Rastelli e Nando Zâmbia e show de Maumau Santana. O público poderá conferir ainda a exposição fotográfica “Os Corpos e a Cidade” da HFotografia, e exibições do vídeo “Contos de Terreiro” de Onisajé. Os eventos terão início às 18h e a entrada é gratuita.
Ponto de Cultura em Movimento articula arte, cultura e comunidade para realizar duas noites de celebração das expressões negras, a primeira com foco na música e a segunda na poesia e literatura, através de um show afrorítmico e um sarau afropoético. “Além de promover o acesso da comunidade de Santa Terezinha a atividades artísticas sem precisar sair do bairro, os nossos eventos também buscam promover outro olhar sobre o Terreiro de Candomblé, combatendo estigmas e intolerâncias religiosas”, destaca Nando Zâmbia, que é ator, produtor, filho da Casa e responsável pela programação cultural do Ponto de Cultura.
Como parte da programação, Nando Zâmbia também ministrará a sua oficina Ara Izô – Corpo que Queima. Os termos iorubanos e banto “Ará” e “Izô” significam “Corpo” e “Fogo”, uma referência à chama interna inerente ao ser humano. Apoiando-se nos pilares da Antropologia Teatral, a oficina utiliza elementos da dança, música e teatro afrobrasileiro para despertar a consciência individual para a musicalidade, o ritmo, equilíbrio, dilatação energética e emanação corporal. “Embora calcada nos elementos da cultura afrobrasileira, essa oficina é um potente veículo de conscientização para o labor cênico, independente das origens e cultura do participante”, explica Nando, que já realizou a oficina em países como Portugal, Alemanha, Grécia e Itália. As aulas acontecem nos dias 03 e 04 de setembro, no Colégio Modelo e no IF Baiano, respectivamente, das 13h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link.
Ilê Acústico
A atração musical convidada para esta edição é o power trio Trinca de Paz, formado pelos músicos Elinas, Lucas Diniz e Saulo Viana, que mescla influências musicais de África, do Toré, do Rock’nRoll, do movimento Hip Hop e de manifestações populares brasileiras, além de elementos de Trap, Rap e Pagotrap. O trio possui trabalho autoral com composições que refletem sobre os aspectos da ancestralidade na contemporaneidade. O seu primeiro EP, composto por cinco músicas autorais – Obá Aganju, Flecha Certeira, MarANil, NãNdanda (Afrodengo) e Xaxará -, está disponível nas plataformas digitais (Deezer, Spotify, Amazon Music e Youtube).
Além do show, o público poderá conferir um bate-papo sobre acessibilidade com três membros da Associação da Pessoa com Deficiência de Alagoinhas e Adjacências (APDAA): o pedagogo e especialista em educação inclusiva, Jaldemir Albano; o diretor de marketing Cândido Angelo Silva; e o rapper MC Mamah. O bate-papo faz parte das ações de acessibilidade do projeto.
Sarau Negras Noites
Com o objetivo de reunir artistas alagoinhenses para enaltecer a herança afrodiaspórica, o sarau vai receber a poetisa Turmalinah, a atriz Anny Rastelli e o ator Nando Zâmbia, que vão compartilhar textos autorais e de autores negros que os inspiram. A atração musical da noite será o cantor e compositor Maumau Santana, que apresentará show intimista, ao estilo voz e violão, com repertório composto por canções autorais e de ícones da música negra da Bahia e do Brasil.
Exposição e Vídeo
Tanto no Ilê Acústico quanto no Sarau Negras Noites, o público poderá conferir também a exposição fotográfica “Os Corpos e a Cidade”, dos fotógrafos Heitor Rocha e Nildes Oliveira – Hfotografia, que busca refletir sobre a relação entre as pessoas com deficiência e a cidade de Alagoinhas. Além da exposição, será exibido o vídeo “Contos de Terreiro”, que reúne narrativas poético-cotidianas da vida no axé escritas pela dramaturga, diretora e doutora em Teatro, Onisajé. São contos-crônicas que mostram a subjetividade das pessoas negras de axé, suas idiossincrasias, amores, desejos, sonhos, paixões e contradições de modo a evidenciar a individuação, identidade e vivência de alteridade.
O projeto PONTO DE CULTURA EM MOVIMENTO foi aprovado no Edital Lei Paulo Gustavo Nº 005/2023, da Prefeitura Municipal de Alagoinhas.
Por Gabriela Fonseca
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário