Projeto promove evento com foco em empregabilidade na Serra

Fotos: Wagner Billó

Entre os dias 26 e 29 de agosto, o Senac Serra promoveu o evento Empregabilidade na Juventude. A iniciativa reuniu alunos, professores e convidados para diversas atividades focadas no mercado de trabalho. A ação evidenciou os desafios de cada área de atuação na conquista do primeiro emprego e a importância da qualificação.

Durante a semana, foram realizadas apresentações que permitiram uma troca de experiência entre múltiplas áreas como Segurança do Trabalho, Enfermagem, Estética, Informática, Administração e Logística, em que cada segmento foi explorado tanto pela perspectiva do estudante quanto da pessoa já inserida no mercado de trabalho.

Samara Felismino, de 32 anos, é moradora de Feu Rosa e trabalha como massoterapeuta há três anos. Após concluir o curso Técnico de Estética do Senac, ampliou os serviços que são oferecidos no seu espaço de beleza. Além disso, também atuou como instrutora. Ela foi uma das profissionais convidadas a participar do evento e falou sobre os obstáculos que encontrou em sua trajetória.

“Eu amo transmitir conhecimentos. Quando iniciei minha jornada, nunca me visualizei ministrando uma palestra ou curso, mas o meu contato com o Senac me permitiu abrir a mente para essa possibilidade. Durante minha apresentação, ouvi muitas dúvidas que eu mesma tinha no começo da minha carreira. Então, compartilhar essa vivência com certeza vai fazer com que essas pessoas possam ter um começo diferenciado”, disse Felismino.

O público não economizou dedicação na hora de participar. Tatiane Ribeiro, de 42 anos, é aluna do Curso Técnico de Administração do Senac, e apesar de ainda não ter concluído a formação, recentemente conseguiu um estágio na área. A ex-auxiliar de serviços gerais de uma igreja local, chegava mais cedo para aproveitar ao máximo as apresentações e começar bem a sua nova função.

“Foi maravilhoso porque a gente teve acesso a saberes de áreas diferentes da que estamos estudando. Foi possível ter aquele momento de diálogo, de tirar dúvidas e principalmente aprender certas coisas que a gente nem sempre imagina e que fazem parte do serviço no cotidiano. Foi um momento de muito aprendizado e que me passou mais segurança no trabalho”, explicou Ribeiro.

Já o Gabriel Colcci, de 28 anos, é natural de Porto Seguro, na Bahia. O jovem mudou-se com a esposa, Maria Lins, para o Espírito Santo há quase quatro anos em busca de novas oportunidades. Com o passar do tempo, ele decidiu apostar na via empreendedora e montou uma empresa de rastreamento veicular, mas não perdeu a chance de se inscrever quando soube das vagas gratuitas para o curso Técnico de Logística.

“Eu me matriculei no curso para conhecer mais sobre o segmento e, futuramente, passar a oferecer meus serviços para empresas do ramo. Então, aprender sobre outras áreas e profissionais tem sido bastante positivo. Essa integração com as outras turmas me possibilitou acesso para outras perspectivas que vão agregar mais valor no meu portfólio, especialmente nas minhas decisões como empreendedor”, disse Colcci.

O auditório do Senac na Serra atingiu capacidade máxima durante os quatro dias de evento. O Instrutor do curso Técnico de Administração, Fábio Campos, elencou alguns dos aprendizados que os alunos puderam absorver com a ação. “Do desenvolvimento à execução de projetos; exposição de ideias; visão crítica e uma melhoria na habilidade de falar em público; todos são ingredientes essenciais para a construção de um perfil que é bastante cobiçado pelo mercado de trabalho”, enfatizou Campos.

Atividades culturais marcaram o último dia de evento com apresentações de música e dança realizadas em parceria com o Centro de Referência da Juventude de Feu Rosa e o Centro Municipal da Juventude de Jardim Carapina. O Analista de Educação Profissional do Senac na Serra, Wagner Billó, falou sobre o impacto da iniciativa para os participantes.

“A semana teve foco nos profissionais e suas respectivas expertises, mas também incentivamos os alunos a participarem ativamente, instigando o protagonismo de cada um. No encerramento, chegou a vez da cultura como elemento complementar na formação profissional, até mesmo porque o jovem respira cultura, principalmente nos seus momentos de lazer. Assim, a apresentação musical encerrou o evento com chave de ouro”, concluiu Billó.

Por Sérgio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *