Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Foto: Divulgação

O Cultura em Toda Parte 2024 segue percorrendo as cidades do Espírito Santo. A segunda parada da caravana itinerante na rota Circulação em Espaços Culturais será em Venda Nova do Imigrante. De 16 a 22 de setembro, o Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi recebe várias atividades que fomentam e difundem a produção artística do Espírito Santo. Na sequência, o projeto vai para Anchieta. Toda programação é gratuita.  

Os projetos que compõem a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult) e apresentam uma programação diversificada que passeia pela música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, e outras atrações para a comunidade. 

A programação cultural em Venda Nova do Imigrante começa na sexta-feira (20), às 16 horas, com a contação de história A Cultura e o Turismo em Poesia, com Cinthia Pretti Azevedo de Azeredo, que desenvolve ações com o projeto Turismo Pedagógico. Autora dos livros Cariacica em Versos e Região Metropolitana em Versos, a proposta da contação é enaltecer e valorizar os costumes e tradições únicas de Venda Nova do Imigrante por meio da poesia. 

Com mais de 10 anos de carreira, o cantor, compositor, instrumentista e produtor cultural, Fernando Zorzal apresenta, às 17h30, o show Fernando Zorzal – 10 Anos de Canções, com participação do cantor e violonista Daniel Silva. O espetáculo explora a riqueza da música brasileira através de composições autorais do artista – e seus parceiros – e busca criar um ambiente intimista e envolvente, onde o público é convidado a mergulhar nas nuances e emoções das canções.  

No sábado (21), às 17 horas, o duo Êmana, formado por Laíssa Gamaro e Relva Rodrigues, apresenta o show Ê, Mana!, que tem a proposta de valorizar a expressão feminina integrada com as forças da natureza, visando à construção de uma sociedade inclusiva que respeite, acolha e celebre a diversidade. No repertório, canções autorais da dupla, e releituras de músicas compostas por mulheres e do cancioneiro popular. Na sequência, às 18h30, acontece o concerto de violão instrumental com Moacyr Teixeira Neto, que é professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O artista vai apresentar obras originais e arranjos para violão solo para composições de autores capixabas, brasileiros e internacionais. 

Para fechar a programação cultural em Venda Nova do Imigrante, no domingo (22), às 14 horas, tem contação de história com a escritora e jornalista Aline Dias, que apresenta três narrativas para o público: E se o Mundo Descostura?, O Maior Cachorro do Mundo e a releitura do clássico A Cigarra e a Formiga, além de interagir com as crianças durante a apresentação. Logo depois, às 15 horas, tem o espetáculo Descobrindo o Teatro Lambe-Lambe com o ator Beto Rodrigues. Através de uma apresentação alegre, comunicativa e interativa, ele traz para a plateia as histórias A Carta e Cartas Para Você utilizando a linguagem do lambe-lambe que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura dentro de uma caixa preta de dimensões reduzidas. 

Além da programação cultural, as atividades de formação também integram o Cultura em Toda Parte 2024. De 16 a 21 de setembro, de segunda a sábado, a partir das 13h30, acontece o curso de formação Interpretação Para Teatro, TV e Cinema, ministrado pela atriz, diretora artística e diretora de produção, Verônica Gomes. Já no sábado (21), a partir das 9 horas, terá a oficina Teatro Na Maturidade, ministrada por Daiana Scaramussa. Fechando as formações, no domingo (22), a partir das 10 horas, Neusa Jordem Possatti vai ministrar uma palestra, com o tema A Importância da Literatura Infantil e Juvenil na Formação do Leitor. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário on-line disponível AQUI.  

Venda Nova do Imigrante está localizada na região serrana do Espírito Santo, e fica a 103 quilômetros da capital. Fundada no dia 10 de maio de 1988, a cidade tem a sede e os distritos de Alto Caxixe e São João de Viçosa, além de 12 comunidades. Antes de sua criação, fazia parte do município de Conceição do Castelo. A região tem sua economia concentrada na agricultura, com destaque ao café e ao morango. 

No dia 25 de julho de 2023, o município de Venda Nova do Imigrante foi reconhecido como Capital Nacional do Agroturismo, pela Lei Federal Nº 14,636. O setor envolve 70 propriedades, com 300 famílias e 1.500 pessoas diretamente atuantes. Os locais oferecem produtos como geleias, biscoitos, doces, cachaças, além de itens locais, como o socol (embutido de carne de porco). 

Um dos pontos turísticos de destaque no município é o Lago de Alto Bananeiras. Reserva artificial de água, fica próxima a uma igreja da comunidade e tem peixes para a prática da pesca esportiva. Para os amantes de aventura, tem a Rampa de Voo Livre, para saltos de asa delta e parapente. O espaço também é visitado para quem gosta de uma vista privilegiada de Venda Nova do Imigrante. 

O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Por Tati Beling e Danilo Ferraz


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *