Projeto ‘João Bananeira: Cultura Viva’ faz sua quinta apresentação, em Cariacica

Acontece nesta segunda-feira (21) a quinta apresentação do Projeto ‘João Bananeira: Cultura Viva’, que tem como objetivo promover a difusão do ícone do Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica, o personagem João Bananeira, Patrimônio Imaterial da cultura de Cariacica. A apresentação será na Associação Reame, em Cruzeiro do Sul – Cariacica, a partir das 18 horas.

O Projeto será desenvolvido em três escolas públicas de Ensinos Infantil e Fundamental e em duas Instituições Filantrópicas do município, por meio de apresentações culturais, palestras e oficinas a serem realizadas com o intuito de promover condições de reprodução, manutenção, continuidade, promoção e reconhecimento da importância do personagem para a cultura do Congo Capixaba, reafirmando a identidade regional do congo cariaciquense.

De modo geral, as atividades culturais do Projeto, além de promoverem a interlocução e prática dos saberes tradicionais entre as novas gerações, possibilitam a ampliação do repertório cultural de alunos e professores das escolas públicas, fomentam o engajamento com a cultura, bem como fortalecem a cultura como fator de desenvolvimento social e econômico e empoderamento comunitário.

Para a produtora Christine Avelar, este projeto possibilitou que várias crianças, adolescentes e seus professores pudessem conhecer e se encantar pelo personagem João Bananeira, incentivando novas práticas pedagógicas que valorizam a cultura de Cariacica.

Já o artista cariaciquense que dá vida ao personagem, Alfredo Godô, fala sobre seu contentamento em realizar o projeto. “Quando o poder público investe na cultura do seu povo, proporciona que valores e tradições antigas sejam perpassados através das gerações. Segunda-feira faremos nossa quinta apresentação este projeto e o sentimento é de extrema satisfação e felicidade por contribuir com a alegria e o desenvolvimento cultural da minha cidade”.

O espetáculo é realizado com recursos do Edital 04/2022 dentro da categoria Valorização das Culturas Tradicionais, do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), do Governo do Estado.

Por Tati Beling e Danilo Ferraz 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *