Agronegócios | ES
O evento será realizado de terça (05) a sexta-feira (08), em Linhares
Tecnologias inovadoras, novas pesquisas, oportunidades e desafios para fortalecer a cadeia produtiva do mamão estarão em destaque no Espírito Santo, na próxima semana, durante o Papaya Brasil 2024 – IX Simpósio do Papaya Brasileiro. O evento será realizado de terça (05) a sexta-feira (08), em Linhares, município integrante do polo de produção e exportação da fruta no Estado.
Com o tema “Produção Sustentável com Qualidade”, o simpósio reunirá representantes de instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de profissionais dos setores de comercialização e exportação, para compartilhar conhecimentos científicos, tecnológicos e de mercado.
A programação inclui conferências, painéis e palestras com especialistas do País e do exterior, que irão discutir as demandas do setor, o mercado interno e externo, e as soluções tecnológicas mais recentes para o cultivo do mamoeiro. Os destaques serão as inovações em melhoramento genético, sexagem de mudas, uso de bioinsumos e biofertilizantes e práticas para o manejo de doenças viróticas.
Serão apresentados 80 trabalhos técnico-científicos de instituições de pesquisa de todo o país, com resultados de estudos nas áreas de biotecnologia, entomologia, fitopatologia, fisiologia de produção e pós-colheita, irrigação, melhoramento genético, propagação e socioeconomia.
O evento também contará com estandes de empresas ligadas à cadeia produtiva do mamão, que exibirão produtos e tecnologias, além de uma visita técnica a uma grande empresa produtora e exportadora de mamão.
Organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) e outros parceiros, o Papaya Brasil 2024 espera contribuir significativamente para o desenvolvimento do setor.
“O simpósio trará questões atuais do agronegócio do mamão, abordando temas como comercialização e os fatores que afetam os processos de produção, colheita e pós-colheita. Também apresentará os mais recentes avanços científicos na cultura do mamoeiro, produzidos por diversas instituições brasileiras”, explica o pesquisador do Incaper e membro da organização do simpósio, David Martins.
Por Felipe Ribeiro
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário