Parceria vai promover ações educacionais e qualificação profissional para o setor Cafeeiro

Fotos: Senac-ES

O Senac-ES assinou um termo de cooperação com entidades do setor cafeeiro para promover ações educacionais e qualificação profissional. O documento foi assinado no inicio deste mês, durante o lançamento do Emprega Senac, em 6 de novembro, no Auditório do Senac Vitória, no Bairro Bento Ferreira. 

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, estando presente em todos os municípios, com exceção da capital capixaba. O segundo produtor de café do país gera uma enorme quantidade de empregos diretos e indiretos, mas a demanda por mão de obra persiste.

O acordo prevê o aprimoramento da qualificação dos profissionais que atuam diretamente na cadeia produtiva do café, focando na melhoria dos serviços relacionados ao produto e na inserção de mais profissionais no mercado de trabalho formal, colaborando para o desenvolvimento econômico de todo o território.

O Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, destacou a atuação da instituição. “Como funciona a nossa metodologia e como podemos auxiliar em uma parceria como essa? Por meio de escutas ativas que fazemos com o mercado, nós conseguimos identificar quais são as demandas. Então, todos os sindicatos que são representativos do setor produtivo, nós buscamos ter diálogo para entender as demandas dos segmentos e entregar profissionais qualificados”, afirmou.

O Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio, explicou a iniciativa. “Após uma série de reuniões para ouvir as necessidades do setor cafeeiro, buscamos soluções e construímos ações educacionais voltadas para o desenvolvimento da mão de obra qualificada, com foco neste segmento tão importante para a economia do Espírito Santo”, disse.

O Presidente do Sindicato dos Corretores de Café do Estado do Espírito Santo, Marcus Magalhães, enfatiza a importância da qualidade. “É o único produto que nós temos no país que está presente diariamente nos 100% dos lares da sociedade. Então, precisamos levar um produto de qualidade ao consumidor final e, principalmente conscientizar a base da cadeia, que são os produtores, sobre a relevância desta característica, porque isso reflete em todo o processo, do campo à mesa”, explicou.

O convênio foi assinado entre o Senac-ES, o Sindicato dos Corretores de Café do Espírito Santo, o Sindicato do Comércio de Café em Geral e do Comércio Armazenador do Espírito Santo. As instituições irão trabalhar em conjunto com ações estratégicas voltadas para toda a cadeia produtiva do café.

Estiveram presentes na assinatura do termo o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel; o Gerente de Educação Profissional do Senac-ES, Bruno Emilio; Vice-presidente do Sistema Fecomércio-ES, Luiz Coutinho; Presidente do Sindicato dos Corretores de Café, Marcos Magalhães; Presidente do Sindicato do Comércio de Café em Geral e do Comércio Armazenador, Jorge Luiz Nicchio e o Secretário Executivo do Centro do Comércio do Café de Vitória, Sandro Rodrigues.

Por Sérgio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *