Hucam-Ufes realiza mutirão de cirurgias dermatológicas neste sábado

Doença é causada, sobretudo, pela exposição excessiva e sem proteção ao sol | Foto: Freepik

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza neste sábado (07/12) um mutirão de cirurgias dermatológicas, atendendo 32 pacientes que já estavam previamente agendados. As cirurgias serão realizadas no Complexo Ambulatorial Multirreferenciado do Hucam-Ufes.

No estado do Espírito Santo, a incidência de câncer de pele é maior que a média nacional, por isso a campanha Dezembro Laranja, de conscientização e combate ao câncer de pele, ganha ainda mais importância. A dermatologista Raquel Bertolani, do Hucam-Ufes, alerta para a importância da prevenção: “É importante informar e educar a população para os riscos e malefícios da exposição prolongada ao sol sem a devida proteção”.

A médica explica ainda que há diversos fatores de risco e também vários tipos de câncer de pele, sendo o melanoma o tipo mais agressivo. “Ele pode aparecer inclusive nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés e precisa ser diagnosticado precocemente para reduzir as chances de metástase. Já os outros tipos, que são os não-melanoma, são menos agressivos e têm uma taxa de cura maior, mas se o diagnóstico for tardio e a lesão ficar grande, o tratamento cirúrgico pode precisar ser mais amplo e trazer disfunções estéticas, o que não é bom para o paciente”, comenta.

Da Redação | Com informações da Ascom Hucam-Ufes/Ebserh


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *